Home > Notícias

Sony lança o PlayStation Now, um serviço de jogos via streaming

Serviço poderá ser acessado a partir do PlayStation 3, PlayStation 4, TVs Bravia da linha 2014 e, em breve, através do portátil PlayStation Vita.

Da Redação

07/01/2014 às 16h33

Foto:

A Sony anunciou nesta terça-feira durante a CES 2014, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA, o PlayStation Now. O serviço permitirá que os jogadores rodem, via streaming, jogos de PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3 no PlayStation 4, PlayStation 3 e posteriormente também no PlayStation Vita. Além destas plataformas o serviço também estará disponível na "maioria" dos modelos de TVs da linha Bravia 2014 nos EUA.

Na prática os jogos rodam em um servidor remoto, e apenas a imagem e som são transmitidos ao console do jogador, que devolve ao servidor os comandos no joystick. É o mesmo conceito de serviços como o OnLive, que opera com jogos de PC nos EUA e Reino Unido, e seu concorrente Gaikai, que foi adquirido pela Sony em julho do ano passado e no qual o PlayStation Now é baseado.

Como é de se esperar, o bom desempenho do serviço depende de conexões à internet rápidas, estáveis e de baixa latência: uma demora de mais do que uma dúzia de milisegundos entre um comando no joystick, o processamento dos dados no servidor e a atualização da imagem na tela da TV pode ser o bastante para arruinar a jogabilidade e frustrar os jogadores.

Como os jogos são transmitidos via streaming, a experiência de uso deverá ser semelhante a um serviço de vídeo como o Netflix: basta escolher um título no catálogo e começar a jogar, sem a necessidade de fazer o download de vários gigabytes de dados antes. Isso também permite que os jogadores tenham mobilidade entre plataformas: segundo a Sony será possível começar a jogar no PS4 na sala e terminar no PS3 do quarto, ou num PSVita na varanda.

A Sony afirma que haverá duas modalidades de acesso ao conteúdo no serviço: será possível alugar um jogo específico ou pagar um valor mensal que permitirá o acesso a todos os títulos disponíveis no catálogo. Recursos já existentes nos jogos de PS3, como troféus, multiplayer e mensagens, serão suportados no PlayStation Now.

A empresa está demonstrando o serviço em seu stand na CES 2014 com quatro sucessos do PlayStation 3: BEYOND: Two Souls, God of War: Ascension, The Last of Us e Puppeteer, acessados tanto através de um PSVita quanto através de uma TV Bravia.

gamesshutter_625.jpg

O PlayStation Now deverá estar disponível, nos EUA, em meados deste ano. Testes beta com pequeno grupo de usuários em algumas regiões do país serão realizados a partir de janeiro. Não há informações sobre o lançamento do serviço no Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail