Home > Notícias

Sony lança primeiros dispositivos TransferJet no sábado (23/1)

Similar ao Bluetooth, a tecnologia permite transmitir dados entre dispositivos como câmeras digitais e TVs.

IDG News Service

18/01/2010 às 11h14

Foto:

A Sony lança no próximo sábado (23/1) os primeiros produtos a tecnologia de transferência de dados sem fio TransferJet. A companhia espera que esse método substitua o uso de cabos para trocas de dados entre dispositivos.

A TransferJet vem sendo desenvolvida por mais de dois anos, tem um alcance de até três centímetros e velocidade  supostamente, similar à das conexões USB 2.0. Devido seu curto alcance, os desenvolvedores preferiram não integrar funções de procura de dispositivos, autenticações ou autorizações, comum em outros sistemas sem fio, como o Bluetooth.

Os primeiros produtos com a tecnologia - o notebook Sony Vaio F e as câmeras digitais HX5V – serão lançados no Japão, nos dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro, respectivamente, e chegarão ao mercado internacional a partir de fevereiro.

Para transferir imagens entre câmeras, o usuário deve iniciar o envio em um dos dispositivos e aproximá-lo do outro, que receberá os dados. A conexão e a transferência são feitas automaticamente.

0118-sony-transferjet-01.jpg

Mas, como no lançamento de qualquer nova tecnologia, os primeiros produtos sofrerão uma limitação; neste caso, a velocidade.

Ao anunciar a TransferJet em janeiro de 2008, a Sony afirmou que ela alcançaria até 560 Mbps e os usuários veriam taxas reais de até 375 Mbps. No entanto, a primeira geração dos produtos será muito mais lenta, em torno de 40Mbps, segundo a empresa. De acordo com a Sony, a velocidade foi reduzida devido ao software no PC e o processamento dos dados.

0118-sony-transferjet-02.jpg

Para as câmeras CyberShot com a suporte à tecnologia, não haverá um chip TransferJet integrado. Ao invés disso, o chip virá em um cartão de memória opcional, de 8 GB, que custará 100 dólares, 30 dólares a mais do que um cartão comum.

A Sony também lançará um adaptador USB para levar a tecnologia TransferJet a outros dispositivos, que custará 150 dólares.

0118-sony-transferjet-03.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail