Home > Notícias

Sony lança versão compacta do Xperia Z1

Trocando a tela de 5" do original por uma de 4.3", Z1 Compact ganha design muito mais conveniente sem sacrificar o hardware ou recursos de software

Rafael Rigues

07/01/2014 às 12h56

Foto:

A Sony anunciou durante a CES 2014, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA, o Xperia Z1 Compact. Trata-se de uma variante do smartphone Xperia Z1, atual carro-chefe de sua linha de aparelhos Android.

Como diz o nome, o Z1 Compact é um Z1 menor. A tela de 5" e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) do Xperia Z1 foi substituída por uma tela LCD IPS com resolução HD (1280 x 720 pixels), o que permitiu reduzir o tamanho geral do aparelho de 14,4 x 7,4 cm e 8,5 mm de espessura para 12,7 x 6,5 cm e 9,5 mm de espessura. O peso também foi reduzido, de 170 para 137 gramas.

sony_z1compact-435px.jpg
Xperia Z1 Compact (à direta): versão menor, mas não menos poderosa, do Xperia Z1 (à esquerda)

O menor tamanho e peso resolvem um dos principais problemas do Z1 em nossa opinião, ele é grande demais. E a troca da tecnologia usada na tela resolve outro problema: a mudança no contraste da imagem de acordo com o ângulo de visão, que ocorre no Z1 e também em outros aparelhos da Sony como o Xperia ZQ.

De resto, o Xperia Z1 Compact é completamente idêntico ao Z1, o que é uma boa notícia. Mesmo processador Snapdragon 800 acompanhado por 2 GB de RAM, mesmos 16 GB de memória interna com slot para cartões microSD, mesma câmera de 20 MP com lente f/2.0 e processador de imagem BIONZ, mesma resistência à água e poeira, mesma compatibilidade com redes 4G e por aí vai. Em um mercado onde smartphones "mini" frequentemente tem pouco mais que o design em comum com o seus "irmão maiores", é bom ver que a Sony não sacrificou recursos e desempenho em nome de um design mais conveniente.

O Xperia Z1 Compact deve chegar ao mercado no primeiro trimestre deste ano, nas cores branca, preta, amarela e um rosa quase vermelho. O preço não foi divulgado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail