Home > Notícias

Sony apresenta controle comandado por movimentos para PS3

Ainda que pouco detalhes sejam conhecidos até o momento, dispositivo chega para brigar com os produtos da Nintendo e da Microsoft.

IDG News Service

20/01/2010 às 9h19

Foto:

A Sony lançará no segundo semestre de 2010 um controlador de movimento para o console PlayStation 3 juntamente com uma extensa linha de títulos de software compatíveis, divulgou a empresa nesta quarta-feira (20/1).

O lançamento acontecerá quatro anos depois de a Nintendo revolucionar o mundo dos games com seu console de controladores sensíveis, o Wii. Recentemente, a Microsoft anunciou a introdução de um sistema semelhante para o Xbox 360.

O controle da Sony, um protótipo que já foi apresentado, possui uma bola brilhante acoplada em sua extremidade, controlada pela câmera PlayStation Eye, que será um requisito para o sistema.

Poucos detalhes sobre o dispositivo são conhecidos até o momento, já que o aparelho foi mostrado poucas vezes desde sua estreia na feira E3 ano passado.

O controle de games com movimentos provou ser a chave para o sucesso do Nintendo Wii, que também conta com jogadores casuais. Tanto a Sony quanto a Microsoft esperam que seus novos sistemas sejam igualmente bem sucedidos.

Ao divulgar recentemente o Projeto Natal para o console Xbox 360, a companhia de software norte-americana parece querer um caminho distinto das concorrentes. Seu novo sistema afasta completamente o jogador do controle.

sony_motion_300

gamesshutter_625.jpg

Seus movimentos são detectados pelo próprio corpo do jogador, traduzindo na tela os socos, chutes e saltos realizados. A Microsoft planeja lançar o projeto a tempo, na esperança de atingir o período de vendas.

Já a Sony ofereceu poucos detalhes sobre seu plano de lançamento, e não noticiou o nome de nenhum jogo que será compatível com o novo controlador.

"Esperamos que em breve a linha de software  tenha se expandido e torne-se o sistema de entretenimento para o lar", disse o presidente da Sony Computer Entertainment, Kazuo Hirai.

Este será um ano importante para a empresa japonesa. A Sony promete desempenhar um papel agressivo no entretenimento 3D. A empresa pretende acrescentar esta capacidade em todos os consoles PS3 através de um firmware.

O console bateu recordes de vendas nas últimos cinco semanas de 2009 com 3,8 milhões de unidades vendidas no mundo todo, um salto de 76% em relação à 2008, disse a Sony no início deste mês.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail