Home > Notícias

Soul Calibur IV é bom de briga, mas começa a ficar chato

Versão para PS3 e Xbox 360 traz alguns recursos novos, mas parece um tanto com o Soul Calibur III.

Sid Shuman, GamePro/EUA

08/08/2008 às 17h33

Foto:

Soul Calibur IV chega ao PlayStation 3 e Xbox 360 com incríveis novos gráficos, opções mais detalhadas para criar personagens e as mesmas lutas de espadas presentes nas últimas versões. Falando como um fã moderado da série, esperava que Soul Calibur IV fosse reacender minha paixão por esse respeitado lutador.

Mas tudo que eu tive foi mais do mesmo, só que mais bonito e polido. Soul Calibur IV é, sem negar, a melhor versão para um já grande game de luta, mas fora os personagens convidados de Star Wars, não tem muita surpresa para novatos ou veteranos.

Neste game de lutas, dois jogadores duelam com armas medievais exóticas. Você vence ao deixar seu oponente de joelhos ou mandando ele para fora do ringue. A diferença de chefes entre Soul Calibur IV e concorrentes como Tekken 5 é a presença do botão Guard, que deve ser segurado para se defender dos ataques inimigos. Ao se mover para longe ou perto montando guarda, você pode se desfiar da arma do inimigo e preparar um contra-ataque rápido, e é nessa hora que Soul Calibur IV mostra o melhor que pode fazer: as disputas são rápidas, ferozes e muito divertidas.

Fora disso, Soul Calibur IV não traz muita coisa nova. Jogar em single player traz o novo modo Tower of Lost Souls, que é um jeito bem-vindo de ampliar a vida do game sozinho. Nesse modo, você luta com oponentes cada vez mais difíceis conforme escala a torre, desbloqueando ouro (gasto em customizações dos personagens0 e novos itens conforme você progride.

A criação de personagens é outro ponto alto: você pode dar acessórios mágicos, ou criar um personagem totalmente novo usando as ferramentas de seleção de cor e inúmeras roupas.

Outras novidades não vão tão bem, especialmente o novo modo online de Soul Calibur IV. Você irá encontrar diversos modos online, mas a interface e os recursos estão bem atrás de Tekken 5: Dark Ressurection Online, que é um mero game para download. Espero que isso melhore em futuros updates do game.

gamesshutter_625.jpg

Visualmente, o game é espetacular. Dos estilos fluidos de lutas às arenas de caleidoscópio, Soul Calibur IV é um dos melhores visuais de games nas duas plataformas. Falando nisso, não existem muitas diferenças, embora a versão de PS3 seja um pouco melhor nos gráficos e se beneficie dos DualShock 3.

Em resumo, Soul Calibur IV é fundamentalmente o mesmo game que Soul Calibur III, apenas com mais lutadores, um modo online e maiores customizações de personagens. É muito bem produzido e visualmente suntuoso, é um bom game, mas não um excelente jogo.

Prós
- Visuais esplêndidos e coloridos
- Lutas com ritmo rápido

Contras
- É o mesmo game que você joga há anos
- Jogo online fraco e modos chatos de história

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail