Home > Notícias

SP e Salvador são as cidades mais digitais da América Latina

Ranking Motorola de Cidades Digitais selecionou 25 prefeituras que se destacaram na integração de secretarias e redes sem fio.

Redação do IDG Now!, com a colaboração de Evelin Ribeiro

29/06/2009 às 15h12

Foto:

São Paulo e Salvador são as cidades da América Latina mais avançadas no quesito digitalização da administração pública. Classificado pela Motorola, o ranking de Cidades Digitais divulgou nesta segunda-feira (26/6) os resultados de sua primeira etapa, no qual selecionou 25 das 150 prefeituras inscritas no estudo.

A pesquisa foi realizada pela consultoria argentina Convergencia Research em 15 países da América Latina. O relatório completo está no site do Ranking Motorola de Cidades Digitais.

O estudo destaque que, entre as repartições públicas, 83% estão interconectadas na mesma rede e 50% das cidades utilizam mais de uma tecnologia de acesso para conexão.

Em Salvador, por exemplo, 90% das secretarias estão conectadas em uma mesma rede e 100% delas dividem aplicações. O site do município permite obter o status de solicitações e candidatar-se a concursos públicos, entre outros. Salvador também avança na cobertura de redes sem fio gratuitas.

A cidade de São Paulo possui 99% de suas secretarias interconectadas em uma mesma rede, também dividindo aplicações e tecnologias como sistema de rastreamento, telemetria e transferência remota de dados, levantou a pesquisa. A capital paulista também se destacou por oferecer um site com diversos serviços à população, 300 telecentros municipais ou semi-municipais (parcerias com a iniciativa privada) e redes sem fio gratuitas disponíveis em algumas escolas inclusive nos finais de semana.

A pesquisa usou aspectos como infraestrutura de banda larga, número de usuários de internet, governo, eletrônico como digitalização de processos, secretarias em uma mesma rede, oferta de banda larga sem fio, entre outros, para avaliar as cidades inscritas.

Na segunda e última etapa da pesquisa, será medido o nível de interação digital entre Estado, indivíduos e empresas de cada município.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail