Home > Notícias

Space Invaders comemora 30 anos

Um dos games mais antigos e conhecidos da história, o Space Invaders, comemora seu 30º aniversário.

Por Cauã Taborda, especial para a GamePro

01/12/2008 às 16h12

invaders_150.jpg
Foto:

Em 1978 a japonesa Taito Corporation lança algo surpreendente, uma máquina de arcade (fliperama) com um jogo em duas cores, para um jogador, onde uma nave era controlada para conter uma “invasão alienígena”, nascia o Space Invaders no dia 01 de dezembro.

Hoje, comemorando 30 anos desde a primeira invasão, podemos constatar o sucesso desse game que se manteve vivo por gerações, façanha que poucos conseguem (como Mario e Pacman).

space_invaders_arcade
O primeiro arcade

As imagens pixeladas, sons pobres e ausência de cores não intimidaram os fãs, que espalharam o game pelo mundo, transformando os pequenos alienígenas em ícones do mundo dos games, tão famosos quanto o cogumelo verde de Super Mario.

No game projetado por Toshihiro Nishikado, o jogador tem de evitar que ondas de alienígenas, que vão descendo em direção à nave do jogador, tomem conta do planeta.
++++
Para evitar uma invasão catastrófica, o jogador controla uma “nave” equipada com um laser, que dispara um tiro (que na verdade era um retângulo que emitia um som estranho) para eliminar os aliens.

Conforme as ondas de aliens são destruídas, a dificuldade do game aumenta, surgem aliens maiores, que disparam laser, naves e até uma nave mãe em um dado momento.

space_invaders_flashold
Visual das primeiras versões

A progressão de dificuldade, a inovação (na época) e a genialidade foram fatores que contribuíram para transformar o pequeno arcade em um sucesso mundial.

Cada tipo de inimigo abatido gera uma pontuação diferente, ao final, a soma de todos os pontos monta um ranking dos pilotos mais eficientes.

Space Invaders se espalhou rápido, virou febre e agora é um ícone. As menções ao game acontecem em filmes, clipes de música, camisetas, computadores, outros games e até em seriados.
++++
Um ótimo exemplo é o Space Invaders Humano na série Scrubs. Outro exemplo da força da série é o site space-invaders.com, um site criado pelo “invasor”, que afirma no site do projeto que ninguém conhece seu rosto.

gamesshutter_625.jpg

O invasor tem um projeto de espalhar ícones baseados nas primeiras gerações de videogame pelas capitais do mundo, simbolizando uma invasão global. Claro que os aliens do Space Invaders são os favoritos e já ocupam várias capitais pelo mundo, com mosaicos, pinturas e instalações criativas.

space_invaders_paris
Invasão em Paris
space_invaders_mapa
Mapa das invasões

O mais importante é que o game não parou no tempo. Os aliens derrubaram as muralhas e saltaram do mundo arcade para  os consoles, o primeiro deles foi o Atari 2600, ainda em 1978, chegando ao PSP em 2005. Veja na próxima página uma linha do tempo completa do Space Invaders nos consoles.
++++

space_invaders_consoles

Para comemorar o 30º aniversário do game, a desenvolvedora Taito preparou um desafio mundial do game, onde países se enfrentaram durante 2008 para decidir os melhores na ação contra os aliens.

Como não poderia ser diferente, na América do Sul o duelo foi organizado entre Brasil e Argentina, com vitória dos brasileiros.

space_invaders_redacao
Invasão na redação do Now!Digital

O campeonato foi disputado em uma versão em flash do game, liberada gratuitamente e que transforma o game numa versão mais parecida com um shooter tradicional.

space_invaders_flashnew
Versão comemorativa de 30 anos

Com trinta anos de idade o Space Invaders fez história, cativou muitos jogadores e continuará vivo, ainda por muito tempo, pois clássicos como este, Pac-Man e Mario nunca morrem.

As versões oficiais do game:

1. Space Invaders (1978)
2. Space Invaders Deluxe (1979)
3. Return of the Invaders (1985)
4. Majestic Twelve - The Space Invaders Part IV (1990)
5. Space Invaders DX (1994)
6. Space Invaders '95 - The Attack of Lunar Loonies (1995)
7. Space Invaders Virtual Collection (1995, Nintendo Virtual Boy)
8. Space Invaders Anniversary (2003)
9. Space Invaders Evolution (2005, Sony PSP)
10. Space Invaders Revolution (2005, Nintendo DS)
11. Space Invaders Extreme (2008, Nintendo DS, Sony PSP)

O site Archade History (em inglês) possui informações detalhadas sobre o Space Invaders e outros clássicos de fliperama,  para os fãs de jogos vale uma visita.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail