Home > Notícias

SpaceX completa o 1º lançamento orbital de um veículo espacial privado

Cápsula Dragon 9 será utilizada para levar astronautas à estação espacial

Rafael Rigues

08/12/2010 às 14h04

Foto:

A Space X conseguiu nesta tarde de quarta-feira (08/12) o primeiro lançamento orbital de um veículo espacial privado na história. Seu foguete Falcon 9 colocou em órbita a cápsula Dragon, que no futuro será usada para levar astronautas à Estação Espacial Internacional.

Com 54 metros de altura e pesando 333 toneladas (na configuração "leve") o Falcon 9 é movido por um conjunto de 9 motores "Merlin 1C", também desenvolvidos pela Space X, e pode colocar em órbita até 10,4 toneladas. Já a cápsula Dragon poderá comportar até sete astronautas. Os veículos e infraestrutura foram desenvolvidos com recursos privados, o que é um marco: até o momento, todos os programas espaciais e veículos orbitais bem-sucedidos utilizaram-se de recursos governamentais.

A NASA e a Space X tem um contrato para futuras missões espaciais. O foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon serão utilizados como substitutos da frota norte-americana de ônibus espaciais, que será aposentada em 2011, no transporte de astronautas e suprimentos para a estação espacial internacional e seu retorno à Terra.

Para o início de 2011 estão programados mais dois vôos da dupla Falcon 9 e Dragon: o primeiro será uma missão de 5 dias, onde a cápsula se aproximará da estação espacial. No segundo, a cápsula será atracada à estação. Ainda não há data programada para o primeiro vôo tripulado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail