Home > Notícias

Spotify inicia operação no Brasil

Serviço permite o streaming ilimitado, e gratuito, de um catálogo com mais de 30 milhões de músicas.

Rafael Rigues

28/05/2014 às 11h49

spotify pcw 520.jpg
Foto:

O serviço de músicas via streaming Spotify iniciou nesta quarta-feira suas operações no Brasil. Lançado em 2008 na Suécia, onde já responde por 70% do faturamento da indústria da música, o serviço já conta com mais de 40 milhões de usuários ativos em todo mundo, dos quais mais de 10 milhões são assinantes “premium”, que pagam uma mensalidade por suas contas.

O Spotify já opera em 57 países no mundo, 17 deles na América Latina. No Brasil 400 mil pessoas se inscreveram para conseguir uma conta durante o período de pré-lançamento, e 200 mil cópias de seus apps foram baixadas. 

São dois níveis de serviço: contas gratuitas, que tem streaming ilimitado via web e nos apps do serviço para PCs, Macs e dispositivos móveis e são sustentadas por anúncios. Já nas contas Premium, em troca de uma mensalidade o usuário não ouve anúncios, tem melhor qualidade de som e permite o download de músicas. A possibilidade de download de músicas é um diferencial importante, e uma forma de contornar a baixa qualidade das conexões de banda larga móvel no Brasil.

Inicialmente as contas Premium estão sendo cobradas em dólares com pagamento via cartões internacionais, mas segundo Gustavo Diament, responsável pelas operações da Spotify na América Latina, há um trabalho para mudar isso “rapidamente” para Reais, com múltiplas formas de pagamento. O preço nacional de uma conta Premium será R$ 14,90, praticamente equivalente aos US$ 5,99 cobrados no exterior.

O Spotify conta com um sistema de recomendação de conteúdo baseado nos hábitos do usuário e também com um sistema de curadoria, com playlists temáticas criadas por especialistas.

O aspecto social também é forte: é possível seguir (e ser seguido) por outros usuários, compartilhar o que está ouvindo e criar e compartilhar playlists com suas músicas favoritas. De acordo com Diament, são mais de 1 bilhão e meio de playlists já disponíveis, e 5 milhões de novas playlists são criadas diariamente. 

Para acessar o Spotify basta criar uma conta gratuita em spotify.com

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail