Spotify para podcasters sai da versão beta

Criadores de conteúdo terão informações preciosas em suas mãos

Foto: Spotify / Divulgação
https://pcworld.com.br/spotify-para-podcasters-sai-da-versao-beta/
Clique para copiar

O Spotify para podcasters está saindo de sua versão beta para entregar aos criadores de conteúdo alguns dados sobre seus ouvintes que, com certeza, serão muito úteis em sua produção.

Gosto musical, idade, sexo, localização e tempo de escuta dos usuários podem ser informações decisivas na hora de um podcaster criar o seu programa. A partir desses dados, o produtor de um podcast é capaz de entender o que seus ouvintes estão demandando e entregar a eles o que eles, de fato, querem.

A Apple já havia pensado nisso e passou a oferecer algumas análises de demonstração aos criadores, mas as informações do Spotify serão mais detalhadas do que nunca – e não é para menos. A plataforma é especialmente qualificada para fornecer dados aos podcasters, porque, ao criar uma conta, cada usuário precisa fornecer dados demográficos básicos sobre si mesmo, assim como seus hábitos musicais.

Segundo Linnea Hemenez, chefe de marketing de conteúdo da Spotify, cerca de 100.000 podcasts se inscreveram para o programa desde outubro passado, quando foi o lançamento de sua versão beta. Além disso, a plataforma possui mais de 450.000 shows em seu catálogo, por isso detém um volume muito grande de informações preciosas para análise.

Os dados serão passados aos podcasters através de um dashboard que, de acordo com o diretor de conteúdo Dawn Ostroff, é feito para “dar o máximo de informações” que o Spotify pode aos criadores de conteúdo.

A plataforma já disponibiliza aos músicos a oportunidade de divulgar as datas das turnês e criar playlists e é fácil imaginar a empresa fazendo o mesmo para os produtores de podcasts num futuro próximo.

“Ainda é realmente o começo”, disse Charlie Hellman, chefe do mercado de criadores do Spotify. “Esta é a parte da conversa em que continuamos recebendo comentários e tentando iterar o produto”. Hellman disse, também, que a plataforma será refinada com o tempo conforme a resposta dos podcasters ao produto.

O dashboard está disponível globalmente, mas, por enquanto, apenas em inglês.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site