Home > Notícias

Startup cria “estrada solar” para gerar energia elétrica

Solar Roadways desenvolveu um sistema modular de painéis solares que poderá um dia abastecer cidades, carros e tornar estradas mais seguras

IDG News Service

05/07/2016 às 15h52

solar-roadways-smart-city.jpg
Foto:

A startup Solar Roadways de Idaho, nos Estados Unidos, tem uma proposta interessante para gerar energia elétrica: uma espécie de estrada solar.

A empresa fabrica painéis solares hexagonais e tem tentado instalá-los nas rodovias americanas. O objetivo é gerar energia suficiente para casas e escritórios. Os painéis conseguem até mesmo mostrar sinais luminosos quando programados para isso.

O projeto tem ganhado suporte e mostra potencial. A startup completou três rodadas de teste com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos e em 2014 levantou mais de US$ 2 milhões por meio de financiamento coletivo na plataforma Indiegogo. O projeto também chamou a atenção do departamento de transportes do Missouri, que instalará painéis, como parte de um programa piloto, em uma calçada em frente ao Welcome Center na cidade de Conway.

Tom Blair é um engenheiro no Departamento de Transportes em Missouri e coordena a chamada iniciativa "Road to Tomorrow", algo como estrada do amanhã. O programa tem como meta gerar nova receita para o sistema de transporte do estado, que é uma das razões por que Blair diz que a Solar Roadways é tão atraente. 

“No início, haverá offsets de eletricidade no centro”, explica Blair. “Nós aumentaremos a geração de energia se percebermos que aquela criada não é o suficiente e com o tempo nós geraremos mais do que consumimos. Então o conceito é que haverá uma receita a partir disso”. 

 Cada painel é equipado com um elemento de aquecimento, o que o engenheiro diz que poderia resolver um grande problema no Missouri. 

“Por enquanto, nós gastamos muito dinheiro nos meses de inverno, removendo neve e gelo de nossas rodovias, então estamos muito animados, pois isso poderia de fato derreter a neve e gelo e nós não teríamos que fazê-lo mais”.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail