Home > Notícias

Para revista, Steve Jobs é o melhor CEO do mundo

Principal executivo da Apple é considerado o mais bem sucedido entre 2 mil executivos avaliados pela Harvard Business Review.

Macworld/EUA

28/12/2009 às 16h38

Foto:

A edição de janeiro e fevereiro de 2010 da revista Harvard Business Review traz um artigo com os diretores-executivos (CEOs, na sigla em inglês) de melhor desempenho no mundo dos negócios. Quem lidera a lista é o chefe da Apple, Steve Jobs, que se destacou num grupo de 2 mil executivos.

O estudo tem coautoria do professor de gestão da UC Berkeley Morten T. Hansen, da professora de comportamento organizacional Herminia Ibarra e do professor adjunto de finanças Urs Peyer. Os autores estudaram os CEOs de todas as empresas publicamente vinculados ao índice da agência de classificação de risco Standard & Poor´s desde 1997, incluindo aqueles que haviam trabalhado a partir de janeiro de 1995 e que ficaram até dezembro de 2007.

jobs

Jobs foi eleito o melhor CEO do mundo com base em critérios como o cálculo do retorno do lucros diários

Para os autores do ranking, Steve Jobs conquistou o topo da lista por ter alcançado um enorme retorno de 3.188% desde que regressou ao comando da Apple há 12 anos. O valor de mercado da Apple é estimado em 150 bilhões de dólares.

Nas cinco primeiras posições também estão Yung Jong-Yong, da Samsung, Alexey B. Miller, da Gazprom, John Chamber, da Cisco Systems, e Mukesh D. Ambani, da Reliance Industries. O CEO do Google, Eric Schmidt, que já pertenceu ao conselho da Apple, foi o nono colocado da lista.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail