Home > Notícias

Steve Jobs queria “acabar” com as operadoras de celular

Segundo John Stanton, cofundador da Apple tinha projeto de criar uma rede própria usando o espectro de alcance não-licenciado de Wi-Fi

Macworld / Reino Unido

16/11/2011 às 15h56

Foto:

O cofundador e ex-CEO da Apple, Steve Jobs, queria criar sua própria rede com o espectro não-licenciado que o Wi-Fi usa, em vez de trabalhar com operadoras de telefonia móvel, afirmou a lenda da indústria wireless John Stanton.

Atual chairman na empresa Trilogy Partnership, Stanton afirmou ter passado um bom tempo na companhia de Jobs entre 2005 e 2007. “Ele queria substituir as operadoras”, afirmou Stanton sobre o executivo, que faleceu no último dia 5/10. “Ele e eu passamos muito tempo falando sobre se seria possível criar uma operadora usando o espectro do Wi-Fi. Isso era parte da visão dele.”

Stanton fez essas declarações durante o evento Law Seminars International, em Seattle, nos EUA. Ele afirmou que Jobs desistiu da ideia por volta de 2007. Mas o fundador da Apple ainda conseguiu ter um grande impacto sobre as operadoras wireless, afirma Stanton. “Se eu fosse uma operadora, ficaria preocupada com a dramática mudança de poder que aconteceu”, disse.

Empresas como a Apple e a Google, que desenvolve o sistema Android, vendem uma variedade de softwares e serviços que capturam receitas que poderiam de outra forma ter ido parar nas mãos das operadoras.

Stanton aconselhou as operadoras a arriscar um pouco com novos telefones e serviços, em vez de investir pesadamente em ofertas estabelecidas. A americana Sprint, por exemplo, tem sido criticada por firmar um contrato de 15,5 bilhões de dólares com a Apple para vender o iPhone. A U.S. Cellular, por outro lado, revelou ter decidido que não seria um bom investimento fazer o mesmo acordo pelo smartphone da Apple.

Quando Stanton era diretor da Voicestream, a operadora (que acabou se tornando a T-Mobile_, sua empresa investiu na Danger, a companhia que inventou o Sidekick e cujos desenvolvedores acabaram construindo o Android.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail