Home > Notícias

Steve Jobs sobe no ranking dos mais ricos da Forbes

Principal executivo da Apple, que aparecia no 61º lugar na edição do ano passado, saltou para o 43º posto, com uma fortuna estimada em 5,1 bilhões de dólares; Bill Gates lidera, com US$ 50 bilhões

Redação do IDG Now!

01/10/2009 às 11h16

Foto:

Steve Jobs, principal executivo da Apple, subiu no ranking dos americanos mais ricos da revista Forbes, divulgado na quarta-feira (30/9). No ano passado, ele aparecia no 61º lugar. Agora, ele fica com o 43º posto, com uma fortuna calculada em 5,1 bilhões de dólares.

O cofundador e presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, aumentou sua liderança como o americano mais rico do mundo, com fortuna pessoal estimada em 50 bilhões de dólares. Entre os executivos do mercado de tecnologia, a principal novidade na lista é a presença do cofundador e diretor geral do Facebook, Marck Zuckerberg, na 158ª posição, com fortuna estimada em dois bilhões de dólares.

jobs
Steve Jobs: fortuna de 5,1 bilhões de dólares

A edição de março da lista dos mais ricos mostrava Gates reassumindo o posto de líder por causa da crise mundial, que fez com que o megainvestidor Warren Buffet perdesse cerca de 25 bilhões de dólares e caísse para segunda posição - onde permanece na lista atual.

As perdas de Gates foram menores - cerca de 18 bilhões de dólares, relacionadas principalmente à desvalorização das ações da Microsoft após o estouro da crise econômica mundial no segundo semestre de 2008. No ano passado, Gates chegou a ser o terceiro mais rico.

O cofundador e principal executivo da Oracle, Larry Ellison, aparece na terceira posição, com fortuna pessoal estimada de 27 bilhões de dólares. Os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, aparecem empatados no 11º lugar do rakning, com 15,3 bilhões de dólares estimados, seguidos pelo fundador da Dell, Michael Dell, com fortuna pessoal de 14,5 bilhões de dólares, e pelo atual presidente da Microsoft, Steve Ballmer, que tem 13,3 bilhões de dólares.

Paul Allen, que fundou a Microsoft junto a Gates, aparece como 17º norte-americano mais rico do mundo, com 11,5 bilhões de dólares em seu nome, empatado com Abigail Johnson, responsável pelo fundo Fidelity Investments.

Constam no ranking ainda nomes como Jeff Bezos, fundador e diretor geral da Amazon.com (28º lugar, com 8,8 bilhões de dólares) e Eric Schmidt, diretor geral do Google (40º lugar, com 5,5 bilhões de dólares).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail