Home > Notícias

Steve Wozniak: “Futuro da IA é assustador e ruim para as pessoas”

Cofundador da Apple se junta a outros nomes, como Bill Gates, Stephen Hawking e Elon Musk, para alertar sobre a chamada super inteligência das máquinas.

PC World / EUA

26/03/2015 às 11h41

wozniak2014_520.jpg
Foto:

Quando a inteligência artificial se tornar algo realmente super inteligente, nós seremos bichinhos de estimação dos robôs ou formigas a serem esmagadas? Nenhum dos dois cenários parece muito animador, mas essas duas questões foram levantadas recentemente pelo cofundador da Apple, Steve Wozniak.

“Os computadores vão tomar o controle dos humanos, sem dúvidas”, disse Wozniak durante uma entrevista para o Australian Financial Review. A opinião do executivo sobre IA agora se alinha com predições também preocupadas do CEO da Tesla, Elon Musk, de Stephen Hawking, e até do cofundador da Microsoft, Bill Gates.

 “Como outras pessoas, incluindo Stephen Hawking e Elon Musk, já disseram, eu concordo que o futuro é assustador e muito ruim para as pessoas. Se criarmos esses aparelhos para tomarem conta de tudo para nós, eventualmente eles pensarão mais rápido do que nós e vão se livrar dos humanos lentos para comandar as empresas de forma mais eficiente”, afirmou.

Um dos fundadores da Apple ainda disse o seguinte sobre o assunto: “Seremos os deuses? Ou seremos os bichinhos de estimação da família? Ou seremos as formigas a serem pisadas? Não sei sobre isso...Mas quando paro para pensar sobre se vou ser tratado como um bicho de estimação no futuro por essas máquinas inteligentes...bom, vou tratar o meu bichinho, um cachorro, muito bem.”

Antes de Woz, Gates tinha sido o último a entrar no clube do “fim da humanidade pela IA”. Durante uma sessão de “Pergunte me qualquer coisa”, no Reddit, Gates foi questionado sobre “Qual a ameaça real que você pensa que máquinas superinteligentes representarão?”. Ao que ele respondeu: “Faço parte do campo que está preocupado com a super inteligência. Primeiro as máquinas vão fazer muito trabalho para nós e não serão super inteligentes. Isso pode ser positivo se gerenciarmos da maneira correta. No entanto, algumas décadas depois disso, a inteligência será forte o bastante para ser uma preocupação. Concordo com o Elon Musk e alguns outros sobre isso e não entendo por que algumas pessoas não estão preocupadas.”

Em dezembro, Stephen Hawking também se pronunciou sobre o assunto: “O desenvolvimento da inteligência artificial completa poderia significar o fim da raça humana...”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail