Home > Notícias

Steve Wozniak viaja para Marte em experiência inédita de VR

Cofundador da Apple foi convidado pela Nvidia para inaugurar a experiência de Realidade Virtual "Mars 2030”, apresentada na GTC 2016

Silvia Bassi *

06/04/2016 às 15h23

jen-hsun e wozniak.jpg
Foto:

Matt Damon pode ter sido o primeiro homem a morar no planeta Marte na ficção, mas a realidade, segundo a NASA e os cientistas espaciais, é que apenas uma em cada bilhão de pessoas vivas hoje chegará a visitar o planeta vermelho quando a primeira viagem tripulada, planejada para 2030, finalmente acontecer. 

Até que isso aconteça, e para o consolo dos que não vão, a experiência de participar de uma missão tripulada a Marte poderá ser vivenciada no projeto de realidade virtual interativa "Mars 2030",  criado pela NVIDIA e pela FUSION Media com apoio da NASA. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (05/04) pela primeira vez ao público na GPU Technology Conference (GTC) evento realizado pela NVIDIA que acontece em San Jose até 7 de abril. Para o público em geral a previsão é que ele só estará disponível no outono norte-americano.

Ao invés de Matt Damon, o primeiro homem convidado a visitar o planeta Marte virtual foi o cofundador da Apple, Steve "Woz" Wozniak, que apareceu em vídeo no palco durante a palestra de abertura da GTC feita pelo CEO e cofundador da NVIDIA Jen-Hsun Huang. Wozniak usou um headset de realidade virtual e foi possível ver o que ele via por meio de um recurso habilitado pelo Cisco Telepresence. A reação entusiasmada de Wozniak durante o passeio mostrou que as possibilidades da realidade virtual hoje a colocam definitivamente na lista dos grandes hits da tecnologia desta década, e muito além do cenário dos games.

"Mars 2030" coloca o visitante na superfície do planeta vermelho e permite explorar o real habitat marciano, percorrer a superfície do planeta e se aprofundar na superfície dos leitos de seus antigos lagos. O projeto usa imagens de satélite cientificamente precisas e dados coletados durante anos de missões para exploração da NASA. A agência espacial está fornecendo expertise técnica por meio de um Acordo de Leis Espaciais para fazer a primeira experiência do VR na superfície de Marte baseada em conceitos reais operacionais e de hardware que a agência está atualmente estudando. 

O nível de fidelidade gráfica do Mars 2030 foi atingido usando tecnologias NVIDIA® VRWorks™ . O projeto incorpora o sombreamento multirresolução da VRWorks que renderiza cada parte de uma imagem para melhor se adequar à densidade dos pixels exigida pelos headsets de VR. Ele também inclui o VR SLI que pode atribuir várias GPUs a um olho específico para acelerar o processamento em estéreo.

mars 2030 nvidia

"O projeto Mars 2030 está sendo criado como uma experiência de vida real, ao mesmo tempo que visa ter a mais alta fidelidade visual possível no VR hoje, algo que só a tecnologia da NVIDIA pode oferecer", garante Zvi Greenstein, gerente geral da unidade de negócios GeForce da NVIDIA. 

* A jornalista Silvia Bassi viajou para a GTC 2016 a convite da Nvidia Brasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail