Home > Notícias

Street View, do Google, distorce rostos para preservar anonimato

Medida foi adotada como resposta a críticas sobre invasão de privacidade; Londres e Paris serão incorporadas ao serviço.

Redação do IDG Now!

14/05/2008 às 11h15

Foto:

O Google introduziu um novo recurso no controverso serviço Street View, que permite navegar por mapas no nível da rua: uma tecnologia que borra os rostos das pessoas que foram retratadas nas imagens capturadas pela aplicação.

O objetivo é preservar a privacidade dos transeuntes, já que desde o lançamento do serviço, em maio passado, ele vem sofrendo críticas por expor excessivamente as pessoas.

Para captar as imagens, o Google utiliza vans que transitam equipadas com câmeras pelas ruas de mais de 20 cidades norte-americanas, para compor um cenário realista dos locais em questão.

Mas essas câmeras também fotografam pessoas que estão passando pelo local, o que pode gerar problemas legais relacionados à privacidade, especialmente com a ampliação do serviço para a Europa, segundo relatou o Guardian.

O serviço deve ser expandido para algumas cidades européias neste ano, incluindo Paris e Londres.

Na nova versão do Street View, as faces são cobertas com manchas pixelizadas, evitando que as pessoas possam ser reconhecidas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail