Home > Notícias

Street View na França tem recurso que protege identidade de usuários

Após ser alertada pela Europa sobre respeito à privacidade dos pedestres, Google estréia recurso que cobre pequena área turística de Paris.

IDG News Service/França

03/07/2008 às 15h38

Foto:

O serviço Street View, do Google, que permite a navegação por mapas no nível da rua, estreou nesta quinta-feira (03/07) na França, com novo recurso que esconde os rostos dos pedestres e placas de carros capturados pela aplicação.

A versão francesa do Street View cobre apenas a rota da famosa corrida de bicicletas Tour de France, diferente dos Estados Unidos, onde o Street View cobre praticamente todas as ruas de várias cidades.

A empresa levantou polêmica com o serviço desde que os famosos carros com câmeras começaram a aparecer na Europa, e foi alertada para respeitar as leis de privacidade da região.

Segundo uma porta-voz do Google, o processo de ‘borrar’ os rostos e placas de automóveis é totalmente automático. O Street View oferece, em caso de ineficiência, um link pelo qual os usuários podem pedir intervenção humana para a remoção do conteúdo inapropriado.

A French National Data Processing and Liberties Commission (CNIL), local em que o serviço foi registrado, disse que o recurso não é 100% confiável. Em função do ângulo da fotografia, é possível que o sistema não detecte e ‘manche’ rostos e placas.

As faces de turistas no deck superior de um ônibus turístico ou de multidões na Place de la Concorde, por exemplo, não foram alteradas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail