Home > Notícias

“Super Mario Galaxy 2” terá novos power-ups para Mario e Yoshi

Game da Nintendo também possui recurso que permite "pular" partes difícies de uma fase; lançamento está agendado para o dia 23.

McKinley Noble

07/05/2010 às 13h44

Foto:

Apesar de fazer pouco mais de um ano desde que comecei a jogar "Super Mario Galaxy" (2007), é impressionante o quão natural parece a mecânica de todos os novos aspectos da jogabilidade. E mesmo tendo passado os primeiros 20 minutos de nossa recente demo me atrapalhando desajeitadamente com o controle do Wii, não demorou muito até que eu estivesse pulando, pisando e chutando paredes como um profissional. Dito isso, a Nintendo está lançando toda uma porção de novos desafios em "Super Mario Galaxy 2", e nós testamos o conjunto mais recente juntamente com Mario, Yoshi, e um power-up totalmente novo.

Primeiramente, vamos falar sobre a recém-revelada “Cloud Suit”. Apesar de parecer um pouco bobo, é um excelente power-up que adiciona um elemento complexo aos movimentos de Mario. O time de demonstração da companhia nos mostrou como isso funciona na nova Fluffy Bluff Galaxy, um local espaçoso, com montanhas altas emparelhadas a rochedos amplamente espaçados. Como Cloud Mario, você ganha a habilidade de criar plataformas em formato de nuvem ao utilizar o movimento Spin (Girar). Para cada Cloud Mushroom que você pegar, Mario pode formar três plataformas em qualquer lugar da fase, podendo ser todas em um só local ou em diferentes pontos ao longo do mundo. Mas o que torna o Cloud Suit tão útil é o fato de conseguir arrumar temporariamente erros críticos – após passar do limite em um pulo grande, eu pude usar um bem-calculado Spin para me salvar com uma plataforma de nuvem.

Mas não pense que o Cloud Mario não possui fraquezas; eventualmente suas plataformas somem, e se você não tem um lugar seguro para pousar após usar todas as três, estará condenado a uma longa queda.

214904-2.jpg

Novo power-up permite a formação de três plataformas de nuvem a cada Cloud Mushroom que o jogador pegar.

À medida que passávamos de fase, também encontramos a nova versão do Super Guide, que a equipe da Big N apelidou de “Cosmic Guide”. Assim como o controverso tutorial do "New Super Mario Bros. Wii"(2009), o Cosmic Guide dá uma mão aos jogadores menos experientes ao mostrar as melhores rotas para obstáculos difíceis. Em algumas (leia-se: difíceis) partes do jogo, uma aparição celeste de Rosalina lhe dará a opção de pular certo trecho da fase enquanto o computador controla o jogador. É possível retomar controle de Mario a qualquer momento e continuar jogando com o botão “+”. No entanto, se você escolher utilizar o Cosmic Guide a qualquer momento, a Power Star do final da fase irá tornar-se uma Bronze Star, significando que você escolheu a saída mais fácil – não importa o quanto da fase foi “pulada”. Em nosso caso, o computador mostrou um método honesto de pulos complicados que poderíamos usar como Cloud Mario para alcançar uma Power Star mais distante, apesar de que não pareceu muito difícil de maneira alguma.

Os poderes de Cloud Mario também tiveram um papel decisivo na Cloudy Court Galaxy, onde ventos fracos moveram várias plataformas por uma fase muito desconexa e cheia de muros altos e moinhos de vento. Nesta galáxia, as plataformas de Cloud Mario se moveram com o vento, carregando-o sobre longos desfiladeiros para superfícies planas em terra firme. Enquanto jogávamos, descobrimos que passar pelos maiores abismos era uma simples questão de movimentos Spin muito bem calculados e longos pulos. Com a combinação certa de ambos, Mario poderia usar as plataformas de nuvem para atravessar facilmente áreas que normalmente seriam inacessíveis por meio de pulos. Na Cloudy Court, o efeito foi mais enfatizado uma vez que moinhos de vento estrategicamente posicionados empurravam nossas plataformas em diversas direções, o que algumas vezes tornava um pouco mais difícil do que o normal pegar Coins (moedas) e Star Bits (pedaços de estrela).

214904-4.jpg

Cloud Suit poderá ajudar muitos jogadores em saltos difícies em "Super Mario Galaxy 2".

Outra parada no tour de preview foi a Yoshi Star Galaxy, um cenário em sua maior parte plano carregado de flores, campos de grama verde, e algumas plataformas altas para variar. Mais importante de tudo, foi a primeira fase onde pudemos correr com o dinossauro verde de confiança de Mario. Após bater em alguns inimigos em nosso caminho, nós imediatamente tirávamos o dinossauro verde de seu famoso ovo e o soltávamos na fase. Como nossa equipe já havia notado, controlar Mario e Yoshi ao mesmo tempo é completamente diferente do que no primeiro Super Mario Galaxy, mas eu felizmente tive um pouco de ajuda da equipe de Nintendo na operação.

gamesshutter_625.jpg

Posso dizer que jogar Super Mario Galaxy 2 com um amigo é ainda mais satisfatório do que fazer isso sozinho, uma vez que as engenhosas mecânicas para dois jogadores vão mais fundo com esses novos níveis de cooperação. Enquanto muito do “Co-Star Mode” continua igual a antes – seu parceiro pode colecionar Star Bits, Moedas, e segurar inimigs para derrotá-los mais facilmente – usar todos esses movimentos em harmonia é o mais importante. À medida que eu e meu parceiro de demonstração íamos avançando pela fase, eu ocasionalmente atirava Star Bits para atordoar inimigos aleatórios, tornando-os os alvos primários de Yoshi. Como as criaturas costumam se movimentar bastante, como os vários tipos irritantes de Goombas, isso foi um grande incentivo ao trabalho em equipe. Também facilitou bastante a coleta de Star Bits e Moedas, uma vez que qualquer equipe Yoshi/Mario controlada corretamente pode normalmente deixar um rastro de muita destruição colorida.

214904-3.jpg

Apesar de ser uma boa ferramenta, é bom sempre ter um local seguro para pousar quando as nuvens acabarem.

Depois disso, nós pulamos para a Starshine Beach Galaxy, um pequeno pedaço tropical ideal para surf povoado por bandos de Spinies e Lakitus irritantes. Aqui, tivemos de brincar com mais alguns power-ups – especialmente o Dash Pepper e o Blimp Berry. Apesar de termos visto que Yoshi pode correr sobre paredes e rampas a uma super velocidade enquanto estivesse com o Dash Pepper, essa fase nos mostrou que a "pimenta" também permite que a máquina verde corra por longos trechos de água. É muito mais rápido do que o trabalhoso nado cachorrinho de Yoshi, e comparado com um pulo esvoaçante, cobre uma grande distancia de uma só vez. Nós usamos esse truque para correr por um longo trecho de água até uma plataforma circular flutuante no meio de um lago enorme, em que tivemos que virar a plataforma parcialmente submersa para o ângulo exato para pegar uma das cinco Silver Stars da fase.

Nossas tarefas seguintes também só puderam ser completadas graças às inigualáveis habilidades de Yoshi, uma vez que usamos sua língua para pegar uma Spiny Shell e cuspi-la como um foguete, destruindo uma barreira para outra Silver Star. Logo depois disso, conseguimos pegar outra estrela ao usar a língua de Yoshi como um gancho, balançando a partir das flores flutuantes para alcançar alturas que não conseguíamos com pulos básicos. Após usar um segundo projétil Shiny Shell para abrir um power-up Blimp Berry, Yoshi inchou e soltou ar como um balão furado, voando alto no céu para a última Silver Star que precisávamos para terminar a fase.  

A julgar pela nossa demonstração de mais de uma hora com essas novas fases, Super Mario Galaxy 2 vai ter muitos desafios guardados para acompanhar esses novos power-ups. Controlar Yoshi e Mario foi divertido tanto individualmente como sendo parte da equipe, e tornará a espera de pouco mais de duas semanas um pouco mais difícil para todos os donos de Nintendo Wii. Como alguém que acabou de pisar de volta à galáxia de Mario após um longo hiato, eu definitivamente já estou sentindo a “coceira” de buscar Star Bits, Moedas, e Power Stars novamente.

 Segundo a Nintendo, o aguardado jogo para Wii chega às lojas no dia 23 de maio.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail