Home > Dicas

Super Segredos de Software: tudo para seu navegador

Conheça pequenos truques e add-ons que vão facilitar seu dia-a-dia na internet

Patrick Miller

28/07/2010 às 17h16

Foto:

Os softwares que você usa no dia-a-dia - como navegador, pacote de escritório, media players, o próprio Windows e seus acessórios - são muito mais poderosos do que você imagina. Eles estão carregados de recursos desconhecidos que tornam o micro mais fácil de usar, respondem a atalhos de teclado super-rápidos dos quais você nunca ouviu falar e aceitam plug-ins e extras que podem economizar minutos, talvez até horas, no seu dia-a-dia.

Mas encontrar todos estes atalhos e recursos ocultos geralmente significa perder tempo folheando manuais ou fuçando sistemas de ajuda, e muitas das dicas mais úteis são justamente aquelas nas quais você nunca tinha pensado antes. Felizmente, você não precisa perder tempo procurando, nós fizemos isto por você. Continue lendo e aproveite nosso tesouro de segredinhos para seus programas favoritos.

Leia também
Super Segredos de Software: domine o Microsoft Office
Super Segredos de Software: uma dúzia de dicas para o Windows

Truques e scripts para seu navegador

Assim como a caneta explosiva e o relógio com laser que James Bond usou em Golden Eye, seu navegador pode ser muito mais do que aparenta. Seja você um fã do Firefox ou devoto do Internet Explorer, já inúmeros add-ons (às vezes chamados de extensões ou complementos) disponíveis que podem ajudá-lo a personalizar e controlar suas andanças na web.

Aproveite estas dicas e você nunca mais irá deixar passar um comentário ou mensagem em um fórum, perder tempo precioso removendo formatação de blocos de texto copiado e colado ou desperdiçar folhas de papel sempre que precisar imprimir uma cópia de uma página web. Além de não sobrecarregar seu computador, a maioria destes add-ons é gratuita, então use-os à vontade.

Note que muitos dos melhores add-ons citados neste artigo são scripts criados pelos usuários para o Greasemonkey, um add-on para o Firefox que permite a qualquer um escrever plug-ins em JavaScript que podem mudar radicalmente a forma como você usa seus sites favoritos. A maioria deles pode ser encontrada no site Userscripts.org, que oferece uma infinidade de scripts para todos os usos e gostos.

Só para o Firefox

Deixe o Gmail ainda melhor: instale o Better Gmail 2, um pacote de scripts e add-ons projetados para corrigir alguns dos probleminhas mais chatos com o webmail da Google. O Better Gmail 2 destaca as mensagens indicadas pela seta do mouse, coloca o contador de mensagens antes do nome do site na aba do navegador (para que ele não suma quando você tem múltiplas abas abertas) e anexos serão indicados na visão em lista, entre outras melhorias. A primeira versão do Better Gmail também está disponível para usuários do Google Chrome na forma de uma extensão.

Nunca mais perca uma mensagem em um fórum: use o add-on Lazarus para salvar automaticamente tudo o que você digita em um campo de texto. Assim você não irá perder o que digitou se seu PC “der pau” em um momento inoportuno. 

Livre-se dos links: o Copy Plain Text é um add-on bastante conveniente que remove qualquer tipo de formatação em texto que você copiar ou colar no navegador.

Para qualquer navegador

Economize oito teclas por site: não é necessário digitar o “www.” ou “.com” na maioria dos endereços web. Em vez disso, digite apenas o nome do domínio que deseja visitar (por exemplo, “pcworld”) na barra de endereços e tecle Ctrl+Enter. Seu navegador vai preencher automaticamente o www. e .com no endereço.

Clique com o botão do meio: clicar em um link como botão do meio (na maioria dos mouses, “clicar com a rodinha”) irá abrí-lo em uma nova aba. E fazer o mesmo em uma pasta que contém múltiplos favoritos irá abrí-los todos de uma vez, cada um em sua própria aba.

Deixe um site mais fácil de imprimir: a “versão para impressão” da maioria dos sites é horrenda. Para resolver o problema, vá até PrintWhatYouLike.com, digite o endereço completo da página que deseja imprimir e escolha exatamente quais elementos você quer que apareçam na versão impressa.

Add-ons essenciais

Capture um screenshot de uma página inteira: se você já precisou capturar um screenshot de uma página inteira, sabe o quão chata é essa tarefa. Mas há três add-ons que simplificam muito esta tarefa: usuários do Firefox devem experimentar o Screengrab, fãs do IE tem à disposição o IE Screenshot, e adeptos do Chrome podem usar o Talon.

Coloque o IE em uma aba: mesmo que você não use o Internet Explorer, é bom ter uma cópia à mão para situações especiais. Pode ser que você precise ver como um site fica no IE antes de enviá-lo a um cliente, ou que o Home Banking de seu banco só funcione direito com o navegador da Microsoft. As extensões IE Tab for Firefox e IE Tab for Chrome permitem “embutir” o IE em uma aba de seu navegador, para que você não tenha de lidar com múltiplos navegadores abertos de uma só vez.

Traga os favoritos de volta: se você desistiu de usar os favoritos de seu navegador porque achou complicado sincronizá-los entre diferentes computadores, instale o Xmarks. Ele permite sincronizar automaticamente os favoritos de navegadores em múltiplos PCs, mesmo que sejam navegadores diferentes (IE no trabalho, Chrome em casa) em sistemas operacionais diferentes.

Veja se o site é confiável: a internet pode ser um lugar perigoso, mas o add-on Web of Trust pode lhe deixar um pouco mais tranquilo, já que indica como o site que você está visitando é visto em questões como privacidade, confiabilidade e se é seguro ou não para crianças.

Chrome e Google Apps

Fique em dia com o Gmail: você se converteu ao Gmail mas sente falta da forma como o Outloook o avisava sobre novas mensagens? O Google Mail Checker Plus avisa quando novas mensagens chegam, lhe permite ver o assunto e até abre uma janela para compor uma mensagem quando você clicar em um link mailto: em uma página web.

Consulte sua Agenda: se você precisa consultar frequentemente sua agenda no Google Agenda, baixe a extensão DayHiker e você poderá consultá-la simplesmente clicando em um botão no navegador, sem precisar abrir uma nova aba ou sair do site onde está.

Faça buscas instantâneas no YouTube: nunca mais digite www.youtube.com. Em vez disso use o Fast YouTube Search para ir direto aos resultados de uma busca sem deixar o conforto da janela de seu navegador.

Adicione feeds RSS ao Google Reader: se você usa o Google Reader para organizar seus feeds RSS, vai gostar da extensão RSS Subscription, que mostra um ícone RSS na barra de endereços do navegador sempre que você estiver em uma página que contenha um feed. Clique no ícone e você poderá adicionar o feed ao Google Reader sem nenhuma complicação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail