Home > Notícias

Suporte do Windows 10 só começa a contar quando cliente ativar o sistema

Empresa vai acabar com suporte tradicional, que contava com datas de aposentadoria definidas. Prazo será contado a partir da instalação e não do lançamento.

PC World / EUA

24/07/2015 às 14h55

surface pro3 windows10.JPG
Foto:

A Microsoft anunciou mudanças em sua política de suporte para o Windows 10. A empresa fornecerá atualizações de funcionalidade, ferramentas e segurança para o sistema operacional por 10 anos a partir do momento de sua aquisição, informou Steve Kleynhans, analista do Gartner, após briefing da empresa.

“A companhia tem a intenção de fornecer 10 anos de suporte, desde que o fabricante original do produto continue a apoiar o dispositivo”, declarou. 

Ele dá o exemplo de um aparelho com 16GB SSD (solid-state drive), que perderá o suporte caso em determinado momento não comporte o sistema operacional. “O suporte ao sistema Windows 10 será dado até o hardware não aguentá-lo fisicamente ou até o final do prazo de 10 anos”, explicou Kleynhans. 

A parte crucial do plano da Microsoft é iniciar a contagem a partir do primeiro uso do sistema operacional. “Se eu comprar um novo computador daqui a 4 anos, meus 10 anos se iniciarão naquele exato momento”, ressaltou o analista. 

A mudança é significativa em relação à política padrão da empresa. Desde 2002, a Microsoft garantiu o suporte de cada edição do Windows (XP, 7 e 8) por 10 anos, mas o período tinha início no lançamento do sistema operacional ao invés de no momento da aquisição. 

Como consequência, a companhia sempre estabeleceu os prazos exatos para o encerramento do serviço. O Windows 7, por exemplo, perde a assistência em janeiro de 2020, 10 anos e alguns meses após sua estreia em outubro de 2009. Os usuários que adquiriram computadores equipados com o sistema em 2015 só receberão 4 anos e meio de suporte.

Kleynhans não informou como a Microsoft espera controlar a década de apoio ao Windows 10, mas uma possibilidade é se basear na data de ativação do produto. Uma alternativa seria contar a partir da data do primeiro login feito na máquina com credenciais Microsoft Account.

A companhia atualizou sua relação de suportes ao Windows e suas respectivas durações, onde a nova versão do sistema operacional foi listada com os tradicionais modelos “Mainstream” e “Extended”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail