Home > Notícias

Suporte privilegiado ao HTML5 quer deixar IE9 mais veloz

Navegador usará por padrão aceleração de hardware para processar as páginas

Computerworld (EUA)

25/06/2010 às 17h15

Foto:

Depois de liberar o terceiro preview do Internet Explorer 9 nesta semana para desenvolvedores, a Microsoft fez uma revisão e adicionou suporte para diversos padrões HTML5, afirmando que o navegador está mais rápido do que nunca.

Com o nome de  IE9 Plattform Preview (IE9PP), o aplicativo ainda não é um navegador completo, mas apresenta uma interface muito enxuta, acondicionada em torno da renderização mais recente da Microsoft, além de contar com mecanismos JavaScript. Desde que apresentou o browser em meados de março, a empresa se comprometeu a atualizar o preview a cada oito semanas, até que ele entrasse em beta público, algo que ainda não tem data para ocorrer, bem como a versão final do mesmo. 

A Microsoft quer que o IE 9 iguale ou supere a velocidade dos rivais na capacidade de descarregar textos, imagens e vídeos, otimizando o desempenho do processador gráfico dos PCs e, consecutivamente, melhorando seu desempenho. "Esse é o primeiro navegador que usa - como padrão - aceleração de hardware para  todas as funções na Internet", disse Dean Hachamovich, gerente geral da divisão IE, em um post no blog correspondente. Durante os testes, a empresa também destacou a velocidade de visualização em aplicativos JavaScript.

Ainda de acordo com a Microsoft, o IE9PP 3 concluiu os testes com o SunSpider JavaScript com 47% mais rápido que o seu antecessor, ainda que ele esteja aqué de edições do Safari e do Chrome 5. O PP3 também foi dez vezes mais rápido na renderização do JavaScript do que o IE8, versão 2009.

No benchmark Acid 3 - teste que verifica em detalhes como um navegador segue certos padrões na Web - o IE9PP3 marcou 83 pontos de 100 possíveis - uma melhora de 22% sobre o PP2.

Ao contrário das versões Release Candidate do IE (edição próxima de ser finalizada), o preview do mesmo é executado juntamente com versões existentes do IE7 no Vista e do IE 8 no Windows 7. Este preview ou a versão final do IE9 não serão compatíveis com o Windows XP, já que o navegador precisará de APIs específicos, que estarão integrados no Windows 7 e p[oderão ser adicionados no Vista e no Server 2008 R2, mas não estarão disponíveis ao XP.

O IE9 é a esperaça da Microsoft para se recuperar no mercado de navegadores. Nos últimos 12 meses, a empresa perdeu 8,3% do seu share no setor, que hoje conta com 59,8% de participação, segundo a consultoria especializada em web, Net Applications.

Quem quiser conhecer o IE9PP3 pode fazer o download em http://ie.microsoft.com/testdrive/. O arquivo tem 16MB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail