Home > Notícias

Surge a primeira Steam Machine: hardware de PC, preço de Xbox One

Menor que um Xbox One, máquina da iBuyPower será poderosa o suficiente para rodar o Steam OS e seus jogos a 60 quadros por segundo.

Brad Chacos, PCWorld / EUA

26/11/2013 às 18h20

iBuyPower_SteamBox-435px.jpg
Foto:

Apesar do que já sabemos sobre o SteamOS e as Steam Machines nas quais ele irá rodar, boa parte do ambicioso esforço da Valve para arrastar os games de PC para a sala de estar está envolta em mistério desde o seu anúncio. E isso inclui o hardware: sabemos os detalhes sobre um punhado de protótipos que a própria Valve está produzindo, mas as Steam Machines que chegarão às lojas serão produzidas exclusivamente por fabricantes de PCs, e sequer sabemos quais destes fabricantes abraçara a causa. Até agora.

Nesta semana a iBuyPower, uma empresa especializada na produção de PCs customizados, apresentou um protótipo de sua Steam Machine. Por dentro de um elegante gabinete branco, descrito pelo site The Verge como “maior que um PlayStation 4 porém menor que o Xbox One”, está um PC para games bastante potente, com um processador AMD não especificado, HD de 500 GB, uma GPU AMD Radeon R9 270 (que sozinha custa cerca de US$ 180 nos EUA), Wi-Fi e Bluetooth. E uma boa notícia: a fonte de alimentação é integrada dentro da máquina, em vez de um “tijolinho” como em muitos notebooks e máquinas compactas.

ibuypower_steambox_render-580px.jpg

Ilustração da máquina da iBuyPower plugada a uma TV

A iBuyPower afirmou ao site Engadget que sua máquina consegue pelo menos 60 quadros por segundo (FPS) na resolução 1080p (Full HD) em todos os títulos atualmente disponíveis na versão Linux do Steam. Quanto mais alta a taxa de quadros mais suave é a animação no jogo, e 60 FPS é considerado o ideal.

Entretanto, provavelmente será necessário diminuir a qualidade gráfica de “Ultra” pra “High” para atingir os 60 FPS nos jogos mais sofisticados do momento. Em seu review da Radeon R9 270 a equipe do site Anandtech só conseguiu 46 FPS na qualidade gráfica “High” em Metro: Last Light rodando em Full HD, e só conseguiu ultrapassar a barreira dos 60 FPS em Crysis 3 reduzindo a qualidade gráfica para “Medium”.

Mas estes estes dois jogos são particularmente exigentes, e reduzir um pouco a qualidade gráfica não deve ser um problema tão grande em uma sala de estar quanto em um PC, já que você naturalmente irá se sentar muito mais longe da tela.

No geral, esta primeira “espiadinha” em uma Steam Machine comercial nos deixa com água na boca por mais detalhes, especialmente considerando seu preço: a máquina da iBuyPower irá custar US$ 500 (nos EUA), ou o mesmo que um Xbox One, e o preço inclui um dos curiosos Steam Controllers desenvolvidos pela Valve.

steamos_controller-580px.jpg
O Steam Controller da Valve. Touchpads e telas sensíveis ao toque substituem alavancas e botões

Por mais interessante que a máquina da iBuyPower possa parecer, ela não será o único PC competindo pelo dinheiro no seu bolso e espaço em sua sala de estar. A Valve planeja anunciar seu primeiro grupo de parceiros de hardware durante a CES 2014, em janeiro em Las Vegas, EUA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail