Home > Notícias

Surgem as primeiras impressões sobre o Windows Phone 7

A Microsoft está dando aos jornalistas uma rara oportunidade de “dar uma espiadinha” no seu novo sistema para smartphones meses antes do lançamento. Veja quais são as primeiras opiniões

Jared Newman

19/07/2010 às 18h08

Windows_Phone-300px.jpg
Foto:

A Microsoft está tão desesperada em provar o valor do Windows Phone 7 no ferozmente competitivo mercado de smartphones que a empresa já está demonstrando “previews técnicos” paa a imprensa, meses antes do lançamento oficial da plataforma no fim do ano.

Entre os sites que já estão testando o Windows Phone 7 estão o Engadget, Boy Genius Report e Information Week, que usaram o sistema em um aparelho protótipo da Samsung que nunca será lançado no mercado. A partir destes previews podemos ter uma boa idéia do que há de bom, e de ruim, no Windows Phone 7. Veja a seguir o que agradou, e o que desapontou, os especialistas.

Agradou: interface consistente e ágil

Chamem-me de fútil, mas sempre fiquei incomodado ao ver como mesmo os melhores smartphones Android sequer chegam perto do iPhone em termos de resposta da interface. Realmente acredito que isto faz a diferença na cabeça dos consumidores, e com o Windows Phone 7 a Microsoft mostra que interfaces rápidas e com ótima resposta não são exclusividade da Apple.

windows_phone-212px.jpg

Windows Phone 7: interface com "painéis" e integração com o XBox Live

Desapontou: faltam recursos

Já sabemos há meses que o Windows Phone 7 não irá suportar copiar e colar, multitarefa em aplicativos de terceiros ou HTML5, mas não custa repetir. Não importa quão bom seja o trabalho da Microsoft no Windows Phone 7, a ausência destes recursos será uma pedra no sapato da plataforma.

Agradou: o teclado virtual

Tanto o Engadget quanto o BGR elogiaram o teclado virtual do Windows Phone 7. Teclas como ponto e vírgula estão sempre presentes e há até um botão paa emoticons, mas mais importante, o teclado parece ser bastante preciso. Com um teclado virtual como esse, quem precisa de um teclado físico?

Desapontou: office limitado

Em teoria, a edição de documentos deveria ser um dos principais destaques do Windows Phone 7, com seu suporte a versões “mobile” do Microsoft Office. Mas como nota o Engadget, o software tem várias limitações. Não dá para mudar fontes, copiar ou colar, há uma seleção limitada de cores para o texto e não é possível criar novos documentos do PowerPoint no telefone. Os usuários não deveriam ser obrigados a procurar soluções alternativas para problemas como estes.

Agradou: o botão da câmera

Mesmo em smartphones, gosto de tirar fotos com o aparelho na posição paisagem (tela “deitada”). O problema é que a maioria dos aparelhos requer uma verdadeira manobra para apertar o botão na tela com um dedo enquanto seguro o telefone com os outros. O Windows Phone 7 resolve o problema com um botão dedicado à câmera na lateral do aparelho, exatamente no mesmo lugar onde ficaria o botão do obturador em uma câmera digital. Este botão também pode ser usado para ir direto à câmera mesmo quando o telefone está “travado” ou desligado.

Desapontou: o mistério do Xbox Live

A rede online para jogos da Microsoft vai ter algum papel no Windows Phone 7, mas a empresa ainda não apresentou uma visão coesa de como tudo irá funcionar, e jogos estão ausentes nos previews mostrados à imprensa. Notícia: jogos são MUITO populares em smartphones, e a Microsoft precisa se certificar de que este recurso não vai ficar em segundo plano.

Empate: a interface

As reações à interface do Windows Phone 7 são mistas. BGR criticou severamente vários de seus aspectos, como o discador frustrante e a falta de um menu para alternar entre aplicativos, enquanto o Engadget elogiou o visual único, porém prático, e sua habilidade de “sair da frente” e levar os usuários direto ao conteúdo que lhes interessa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail