Home > Notícias

Suspeitos de compartilhamento de arquivos são investigados na Súecia

Internautas que utilizaram o protocolo P2P Direct Connect tiveram suas casas averiguadas em cidades como Estocolmo, Haparanda e Östersund.

IDG News Service

06/09/2010 às 13h03

Foto:

Nas duas últimas semanas, a polícia sueca reforçou a política contra o compartilhamento ilegal de arquivos. Em três cidades do país, a instituição começou a pesquisar por endereços residenciais de internautas suspeitos de infringir a lei de direitos autorais. 

A última averiguação foi feita na sexta-feira (3/9) no município de Östersund. Na ação, um computador foi apreendido e o suspeito interrogado, de acordo com o procurador público Henrik Rasmusson. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, declarou Rasmusson.

Desde 26 de agosto, casas localizadas nas cidades de Estocolmo e Haparanda também foram investigadas. Ambos os casos estão relacionados com a utilização do protocolo de compartilhamento P2P (peer-to-peer) conhecido como Direct Connect. 

A ação ainda faz parte de um grande movimento para influenciar usuários suecos sobre a prática ilegal. Um grupo especial da polícia também foi formado em Gotemburgo para identificar violações de direitos autorais com o uso de computadores. Equipes semelhantes estão sendo preparadas em Estocolmo e Malmö.

“Atualmente, cerca de 20 casos estão em diferentes estágios de investigação”, disse o procurador.

The Pirate Bay
As novas equipes policiais não estiveram envolvidas no famoso caso contra o site The Pirate Bay que voltará ao tribunal no final deste mês. 

Quatro pessoas envolvidas com a manutenção e o desenvolvimento do serviço foram sentenciadas em abril de 2009 por violar os direitos de propriedade intelectual. Fredrik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Peter Sunde e Carl Lundström foram condenados a um ano de prisão e ao pagamento de uma indenização de cerca de 4,1 milhões de dólares. 

Como os advogados entraram com recurso, um novo julgamento está previsto para 28 de setembro deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail