Home > Notícias

Suspeitos de golpe bancário feito por controle remoto são presos na Suécia

Estocolmo - Dispositivo que manipulava sistema foi encontrado embaixo de mesa, pouco antes de transferir centenas de milhares de dólares.

Computer Sweden/Suécia

01/02/2008 às 10h52

Foto:

Sete pessoas foram presas na Suécia por conspiração e tentativa de fraude com o uso de um dispositivo controlado remotamente, que manipulava o sistema de um dos maiores bancos do país, o Swedbank.

Leia mais:

O aparelho foi encontrado abaixo de uma mesa nas dependências do banco, em agosto de 2007. Os invasores, na época, estavam no caminho de transferir centenas de milhares de dólares de um dos clientes do banco. Um funcionário que acessou a conta, contudo, descobriu a tentativa de fraude.

“Lidamos com equipamentos técnicos muito avançados que podem ser controlados q distância. O funcionário descobriu que alguém controlava o computador quando o cursor do mouse se mexeu sozinho. Ele então tirou da tomada uma caixa misteriosa”, afirma o superintendente da polícia de Uppsala, Christer Nordström.

O hardware utilizado na fraude foi baseado em equipamentos-padrão, disponíveis em lojas comuns, afirma a polícia que, contudo, não revelou mais detalhes.

Segundo o analista sênior da Symantec, Per Hellqvist, os golpistas provavelmente usaram um sistema wireless que interceptava os sinais do PC, teclado e mouse. “Dessa forma, eles podiam atuar a algumas centenas de metros do banco”, deduz.

Segundo o departamento policial, a unidade foi escondida quando o alarme do banco falhou, poucos meses antes do aparelho ser localizado. Os criminosos ganharam acesso ao sistema se autenticando como o funcionário que, mais tarde, descobriu o golpe.

Quando foram presos, a equipe de criminosos preparava dois ataques similares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail