Home > Notícias

Symantec corrige falha do Norton que afetava o Windows

Usuários que atualizavam para o SP3 do Windows XP e SP1 do Windows Vista comprometiam registros graças a falha no Norton.

Computerworld/EUA

09/06/2008 às 10h06

Foto:

A Symantec lançou, na quinta-feira (05/06), uma ferramenta gratuita que limpa as chaves falsas do registro do Windows que afetaram alguns PCs que rodam o software de segurança da Microsoft após o sistema ser atualizado para o XP Service Pack 3 (SP3) ou Vista SP1.

A ferramenta SymRegFix foi prometida pela Symantec há duas semanas, quando os usuários afirmaram que o XP SP3 esvaziava o Device Manager do Windows, apagando conexões de rede e comprometendo o registro.

Mais sobre o Windows:
> Ouça: Microsoft explica SP3
> 5 dúvidas sobre o SP3 do XP
> Conheça a história do Windows
> Especial: tudo sobre o Windows Visa

Apesar de culpar o arquivo FixCCS.exe da Microsoft pela bagunça, mais tarde a Symantec aceitou ter responsabilidade sob os problemas. Na semana passada, a empresa de segurança disse que um recurso do SymProtect, do Norton, combinado ao arquivo, gerou os erros nos registros.

A empresa, então, pediu que os usuários desativassem o recurso antes de atualizar o XP e Vista.

A Symantec também oferece uma correção, por meio do serviço LiveUpdate, que evita que o registro seja corrompido. Os usuários precisam rodar o LiveUpdate por meio do seu software de segurança e então reiniciar o PC antes de atualizar o Windows para o XP SP3 ou para o Vista SP1.

O fato de o problema atingir o Vista SP1 foi uma novidade revelada apenas na semana passada. Antes disso, só o SP3 do XP era apontado como causador de problemas.

Em uma mensagem postada no fórum de suporte da Symantec, Reese Anschultz, gerente sênior da empresa, afirma que “considerando o tempo que o Vista SP1 está disponível, em relação ao XP SP3 e a raridade da existência deste problema no Vista, parece que o arquivo FixCCS.exe não precisa ser obrigatoriamente corrigido no Vista, mas pode ser necessário”, afirma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail