Home > Notícias

Tableau 8.2 traz software de análise de dados visuais para Mac OS X

A Tableau Software liberou seus produtos de análise de dados para a plataforma da Apple e incorporou recurso para storytelling visual

Da Redação

24/06/2014 às 21h31

Story Points 520.jpg
Foto:

A Tableau Software (NYSE: DATA) anunciou hoje a disponibilidade do Tableau 8.2, a versão nativa do seu programa de analytics e visualização de dados para usuários de Mac OS X em todo o mundo e inclui um recurso para ajudar as pessoas a contar histórias visuais a partir da análise de seus dados.

Com o Tableau 8.2, os usuários de Mac podem usar agora todos os recursos da plataforma que lhes permite responder às mais diversas perguntas sobre um problema com base na análise de dados vindos da Web, de planilhas ou de diferentes database e ter esse retorno de forma visual. O novo recurso Story Points, por exemplo, permitirá que qualquer pessoa crie histórias interativas e orientadas pelos dados e as compartilhe nas suas organizações, redes e com o mundo.

Comunidade Apple

“Os donos de Mac já formam há um bom tempo uma grande base dos nossos usuários, mas usavam o produto Windows numa versão virtualizada SO dentro do Mac. Há dois anos trabalhamos para ter a versão nativa para Mac OS X e agora eles podem usar o produto na plenitude", diz Miguel Nuch Vice-Presidente da Tableau para América Latina. Segundo Nuch, a própria Apple é usuária dos produtos da Tableau há um bom tempo. Os usuários que possuem Mac e que têm a versão Windows do programa poderão trocá-lo pela versão Mac OS X sem custo.

"O software foi especificamente recriado para aproveitar a interface do usuário e os displays avançados que o Mac oferece”, conta Chris Stolte, diretor de desenvolvimento e co-fundador da Tableau Software. “Outro aspecto importante dessa versão é o recurso Story Points, que ajudará as pessoas a adicionar contexto, fluxo e orientação para contar uma história mais estruturada com seus dados.”

Alguns clientes da empresa, como é o caso do site Allrecipes.com, utilizam o recurso para associar sua equipe de criação com os analistas de BI e profissionais de marketing para desenvolver relatórios para equipes de venda, parceiros e veículos de mídia, diz a companhia.

No Brasil, as empresas usuárias variam enormemente de atividade, segundo Nuch, e não existe hoje um decisor central para a escolha desse tipo de produto. "Tudo depende do uso. Temos departamentos financeiros e temos departamentos de marketing de diferentes empresas de diferentes tamanhos comprando o produto e o contexto é sempre de encontrar um caminho visual para expor dados e tomar decisão", diz o executivo.

Histórias visuais

“O Story Points nos permite contar uma história visual inteira usando apenas uma tela”, diz Verônica Simões, diretora geral da PATH, parceira da Tableau Brazil. “Também estamos gostando dos mapas aprimorados e da nova experiência de conexão que torna a criação de uniões de tabelas mais rápida e intuitiva.”

Segundo a companhia, os produtos Tableau Desktop e Tableau Public para o Mac OS X terão os mesmos recursos de análise avançados, visualmente atraentes e rápidos disponíveis na versão para Windows. Eles incluem suporte para os displays Retina de alta resolução e conexão em tempo real e na memória para fontes de dados. As histórias criadas com o  Story Points permitem combinar planilhas e dashboards em histórias que permanecem conectadas aos dados subjacentes e que mudam de acordo com as alterações nos dados, ou à medida que as exibições e os dashboards mudam.

As histórias podem ser publicadas no Tableau Server, no Tableau Online e no Tableau Public para que qualquer pessoa possa visualizá-la e interagir com ela diretamente em um navegador ou em um dispositivo móvel. Usuários interessados em testar o produto podem baixar a versão de avaliação gratuita em www.tableausoftware.com/pt-br/trial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail