Home > Notícias

Tablet com Firefox OS será lançado “o quanto antes”, diz CTO da Mozilla

Com a chegada dos primeiros smartphones às lojas, atenção da equipe se volta aos tablets, que eram um dos objetivos iniciais do sistema

Martyn Williams, IDG News Service

02/07/2013 às 13h53

Foto:

A Mozilla diz que um tablet baseado em seu sistema operacional Firefox OS será anunciado “em breve”, embora não diga quando isso pode acontecer. Os primeiros smartphones baseados no Firefox OS estão chegando às lojas nesta semana, inicialmente na Espanha, e com o lançamento as atenções dentro da Mozilla estão se voltando aos tablets, diz Brendan Eich, CTO da organização.

Eich criou a linguagem de programação JavaScript, e é defensor das tecnologias abertas da web nas quais o Firefox OS é baseado.

“Não vou dizer quando, mas posso dizer que estamos agindo rapidamente e que vocês verão algumas coisas em breve”, disse o executivo durante uma conferência de imprensa em San Francisco na última segunda-feira (01/07).

Segundo Eich um tablet foi uma das idéias originais para o sistema operacional, mas o desenvolvimento foi influenciado pelo feedback da comunidade. “Achávamos que um tablet seria mais fácil para nós, mas todo o interesse estava voltado aos smartphones”, disse ele.

tablet_firefox-360px.jpg
Protótipo de tablet com o Firefox OS, mostrado pela Mozilla em Taiwan

Muitos desenvolvedores expressaram interesse em um smartphone com o Firefox OS, e a ampla disponibilidade de smartphones Android forneceu uma plataforma relativamente aberta na qual o desenvolvimento pudesse ocorrer, disse ele. “Então fomos para os smartphones, mas vamos voltar aos tablets o quanto antes”.

O escritório da Mozilla em Taiwan mostrou no mês passado um protótipo de um tablet rodando o Firefox OS. O aparelho foi desenvolvido pela Foxconn, uma das maiores fabricantes de eletrônicos em regime OEM no mundo, que produz aparelhos para a Apple, Sony, Nintendo, HP e outras grandes marcas.

A Foxconn planeja contratar entre 2 mil e 3 mil engenheiros para o desenvolvimento de software e produtos para o Firefox OS. Ela não venderá aparelhos diretamente aos consumidores, mas irá oferecê-los a seus clientes, que podem produzí-los com sua marca própria e colocá-los nas lojas.

A empresa está interessada no desenvolvimento de aparelhos com telas maiores do que apenas smartphones e tablets. “Estamos ansiosos para trabalhar com eles e ver como o Firefox OS se adapta. Acreditamos que se adapta bem”, disse Eich. “A web se adapta a diferentes tamanhos de tela melhor do que qualquer interface gráfica que já vi, graças a coisas como CSS. O tablet que mostramos era um exemplo disso”.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail