Home > Notícias

Tablet TouchPad, da HP, pode ser lançado em abril

Segundo relatos, a HP estaria apressando a chegada de seu tablet ao mercado na esperança de roubar a atenção que vem recaindo sobre o Motorola Xoom

PC World EUA

22/02/2011 às 12h51

Foto:

A HP planeja lançar seu tablet TouchPad antes do esperado, visando romper a "onda" de tablets com Android 3.0 (codinome Honeycomb) que está prestes a chegar ao mercado. O site da empresa ainda diz que o gadget, equipado com uma tela de 9.7 polegadas, chegará às lojas "neste verão" (entre junho e setembro deste ano). Mas um relato do Digitimes afirma, citando fontes entre os fornecedores de componentes da HP, que o TouchPad pode chegar às lojas talvez no início de abril.

O principal alvo da HP é o iPad: o TouchPad tem o mesmo tamanho, formato e resolução de tela que o tablet da Apple. Mas este não será o único concorrente do primeiro tablet com o sistema operacional WebOS a chegar ao mercado: a Motorola está prestes a lançar o Xoom e Samsung, LG e Toshiba tem planos para produtos similares nos próximos meses. Se o TouchPad chegar ao mercado no final do verão (início de setembro) como originalmente programado, a HP poderia perder consumidores para o iPad 2 e também para os tablets com Android 3.0.

hp_touchpad_360px.jpg
HP TouchPad: o primeiro tablet com WebOS

Neste contexto o relato da DigiTimes, que diz que a HP receberá os produtos em março e começará as vendas no início de abril, faz sentido. A HP planeja vender entre quatro a cinco milhões de TouchPads até o final de 2011, de acordo com o relato, que trabalhariam em conjunto com a nova familia de smartphones Pre que deve chegar ao mercado na mesma época. No total, a HP espera vender entre 45 a 48 milhões de unidades de notebooks e tablets.

Em contraste aos tablets Android, a HP parece ter adotado uma estratégia "menos é mais" para seu tablet. O TouchPad não tem múltiplas câmeras (apenas uma na frente), nem memória expansível ou portas USB. Já os tablets Android querem incluir tudo o que for possível. O TouchPad é mais similar, em termos de recursos, ao iPad do que aos aparelhos com o sistema da Google. O hardware um pouco mais modesto pode permitir que a HP venda o TouchPad por um preço muito similar ao do iPad, ao passo que os tablets Android são mais caros (o Xoom custa a partir de US$ 800). Entretanto, o preço oficial do TouchPad não foi anunciado.

Mas e se a aposta da HP no TouchPad não se pagar? O Digitimes especula que "se a HP falhar ao desafiar o iPad, a empresa terá grandes dificuldades em recuperar seu rítmo no mercado de Tablet PCs no futuro". Mas se a HP conseguir vender o TouchPad antes da onda de modelos Android com um preço similar ao do iPad, a empresa tem boas chances de chegar à marca de 5 milhões de unidades, especialmente se também anunciar um modelo equipado apenas com Wi-Fi, mais barato, ainda neste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail