Home > Notícias

Primeiros tablets com o processador Intel “Oak Trail” chegam às lojas

Portáteis usam novo chip da Intel e tem leitor de impressões digitais e software de segurança, com preços a partir de 730 dólares

IDG News Service

06/06/2011 às 8h05

Foto:

Os primeiros tablets baseados no processador Intel Oak Trail começaram a ser vendidos na semana passada, com modelos iniciais voltados ao uso corporativo.

Os tablets Q550 (Fujitsu) e CL900 (Motion Computing) têm processador Intel Z670 e sistema operacional Windows 7. Ambos possuem tela de 10.1 polegadas e bateria com duração de até oito horas.

Protótipos funcionais de tablets Oak Trail foram exibidos em primeira mão em janeiro, na Consumer Electronics Show 2011, e o chip foi anunciado oficialmente em abril. Companhias como a Acer e a Toshiba apresentaram tablets com o processador durante a Computex 2011, na semana passada.

q550.jpeg

Q550, da Fujitsu, tem tela de 10.1 e leitor de impressões digitais

Entre as características, ambos os produtos contam com armazenamento SSD e portas USB e HDMI. Há também câmeras frontral e traseira, conexão Wi-Fi e 3G (opcional). O Q550 pesa 770 gramas e custará a partir de 729 dólares, com disponibilidade internacional; o CL900 pesa 950 gramas e será lançado nos EUA, Australia, Nova Zelândia, França e Alemanha por 899 dólares.

O processador Z670, que possui um único núcleo, roda a 1.5 GHz e tem recursos integrados como aceleradoras para decodificar vídeo em Full HD (1080p). Além do Windows, esse modelo também é compatível com as plataformas Android 3.0 e MeeGo.

cl900.jpeg

CL900 também oferecerá Windows 7, Android 3.0 ou MeeGo

Os tablets possuem funções específicas de segurança, importante em um ambiente corporativo. O tablet da Fujitsu tem  leitor de impressões digitais, enquanto o dispositivo da Motion Computing conta com o software Computrace Complete, da Absolute Software, que permite rastrear tablets perdidos. Ambos incluem o Trusted Platform Management 1.2 (TPM), uma criptografia baseada em hardware e tecnologia de autenticação para melhorar a segurança.

Dispositivos com chips Oak Trail competirão com o iPad, da Apple, que vem crescendo dentro das empresas, apesar de o tablet da Apple ter maior apelo no mercado doméstico.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail