Home > Notícias

Tablets Windows 8 com processador ARM não terão um “desktop” tradicional

De acordo com blog especializado, a empresa deve investir em versão do sistema baseada na interface Metro, já usada no Windows Phone 7.

PC World (US)

05/12/2011 às 12h09

Foto:

A tradicional interface desktop não será incluída na versão do Windows 8 para tablets e outros dispositivos que usam processadores ARM, de acordo com um blog especializado. Em vez disso, o sistema deve exibir apenas a interface Metro, usada pela primeira vez pela empresa no Windows Phone 7.

Mas nem tudo está perdido para quem quer ver dispositivos ARM com o desktop clássico do sistema. Segundo o blogueiro focado no sistema Windows Paul Thurrott, a empresa ainda está debatendo sobre incluir ou não o desktop nesses aparelhos.

“As coisas podem mudar”, disse Thurrott, no podcast Windows Weekly. “Mas nesta semana os executivos planejam não incluir a interface Windows tradicional em aparelhos baseados em ARM, e também não há um setor produzindo aplicativos para ela”.

Já era esperado que esses dispositivos móveis não rodassem esse legado do Windows, apesar de a Microsoft ter negado os comentários feitos por um executivo da Intel sobre a assunto, em maio. Agora parece que nenhum aplicativo desktop para Windows vai funcionar em aparelhos ARM, segundo Thurrott. 

Se o blogueiro da Microsoft estiver correto, a mudança de planos da empresa é relativamente nova. Em meados de setembro, durante a conferência Build, a companhia afirmou que os dispositivos baseados no Windows 8 teriam a interface desktop. A ARM também parece contradizer a crença da Microsoft de que tablets são computadores, tratando-os como classes distintas de dispositivos, com necessidades diferenciadas de software.

Desafio para o iPad
Quem trabalha na Microsoft e apóia esse plano aparentemente espera que tablets somente com a interface Metro estarão mais bem posicionados para enfrentar o iPad, de acordo com Thurrott. Isso faz muito sentido, já que parte do apelo do iPad é a simples interface sensível ao toque  – algo que a Metro também oferece, mas que não está presente no Windows para desktops.

Mas se o suposto plano da Microsoft é criar uma experiência de usuário baseada na interface Metro para tablets e outros aparelhos com processadores ARM, então por que usar o Windows 8? Não seria mais fácil adaptar o Windows Phone 7 para tablets?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail