Home > Notícias

Tam deve disponibilizar sinal de celular a bordo de avião

A partir do 2º semestre de 2009 será possível usar telefonia móvel nos vôos da empresa; Anatel precisa aprovar.

Redação do IDG Now!

11/09/2008 às 14h55

Foto:

A companhia de aviação TAM anunciou nesta quinta-feira (10/09) uma parceria com Airbus e SITA, empresa de tecnologia para aviação, para ofercer uso de celular no avião a partir de 2009. O serviço permitirá que passageiros utilizem voz, SMS e e-mail durante vôos da empresa pela América do Sul.

O início das operações de telefonia móvel a bordo ainda depende da aprovação da Anatel e adaptação da lei atual - que só permite uso do celular dentro do avião se estiver em solo e de portas abertas - e está prevista para o segundo semestre do ano que vem.

O sistema foi certificado pela Agência Européia de Segurança em Aviação (Easa), e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Européia. Ele garante que o sinal de celular não causa interferência na comunicação dos comandantes da aeronave e, em caso de emergências, pode ser desligado a qualquer momento.

A Comissão Européia liberou o uso de celular no avião em vôos na Europa em abril desde ano. Desde junho, clientes da TIM já podem usar o celular dentro de aviões com rede GSM em vôos dentro da Europa, pela AirFrance, e em rotas australianas da Qantas.

Nos EUA, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) não liberou o uso de celular em vôos dentro do país.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail