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Também no Twitter, operadoras de telefonia lideram em reclamações

Setores de informática, aparelhos de celulares e supermercados vêm na sequência. Levantamento feito pela E.Life.

Redação do IDG Now!

15/03/2010 às 13h29

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As operadoras de telefonia, fixa e móvel, são as campeãs de reclamações feitas no Twitter pelos usuários brasileiros entre 1/1/2010 e 10/3/2010, segundo monitoramento da E.Life, empresa de gestão de relacionamento em redes sociais. Com o objetivo de mapear as categorias que são alvo de queixas no microblog, o levantamento observou as mensagens enviadas com a hashtag #fail, que indica falha, fracasso ou reprovação no Twitter.

Mais de 1,35 milhão de tweets com #fail foram registrados no período, abrangindo 19 categorias e envolvendo 165 empresas. O monitoramento foi feito pelo software TweetMeter, criado pela E.Life acompanhar os comentários no microblog.    

Categorias
As operadoras de telefonia foram citadas em 2.769 mensagens. Em segundo lugar ficou informática (1.745 tweets), seguida do setor de aparelhos de celulares (956), supermercados (831) e alimentos (710). Na sexta posição está a categoria de eletroeletrônicos (644) e, em sétimo, provedores de internet (621). Completam a lista dos dez primeiros, respectivamente, bancos, seguradoras e cartões (518), TV a cabo (383) e companhias aéreas (322). 

Em relação às companhias telefônicas, as queixas mais comuns referem-se ao atendimento, cobertura, preço e acesso, enquanto os alvos em informática foram sistemas operacionais e programas com problemas de funcionamento. 

No caso de aparelhos celulares, a insatisfação recai sobre os smartphones, especialmente sobre os aplicativos. A decepção com os produtos adquiridos é o principal motivo para críticas o setor de eletrônicos e, no caso de internet, a velocidade, a queda no serviço e a dificuldade de cancelamento de assinaturas.  

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