Home > Notícias

Tecnologia da Fujitsu permite tomar o pulso com a câmera de um smartphone

Software desenvolvido pela empresa é capaz de detectar minúsculas mudanças na coloração da face do usuário e usar esta informação para determinar a frequência cardíaca

Jay Alabaster, IDG News Service

19/03/2013 às 12h19

Foto:

Um laboratório de pesquisas da Fujitsu desenvolveu software que pode medir com precisão a frequência cardíaca de uma pessoa usando nada mais do que a câmera integrada a um smartphone ou tablet.

A empresa diz que a tecnologia é baseada no fato de que a coloração na face de uma pessoa muda sutilmente com os batimentos do coração, devido ao fluxo de sangue. A Hemoglobina, que transporta oxigênio através do corpo, absorve a luz verde, então uma análise da mudança de cor em partes da face pode revelar a frequência cardíaca.

Como os sensores de imagem já capturam separadamente as informações dos canais vermelho, verde e azul (RGB) de uma imagem, eles tem a capacidade inata de detectar a hemoglobina. A tecnologia da Fujitsu analisa regiões específicas da face ao longo de um período de tempo para detectar as mudanças.

fujitsu_heartrate-360px.jpg

“A tecnologia é baseada em software, então pode ser adicionada a qualquer smartphone, tablet ou PC”, disse Joseph Dean, porta-voz da Fujitsu, em um e-mail. Segundo a empresa o software pode “tomar o pulso” de um usuário em apenas cinco segundos. Ele também busca situações onde o indivíduo esteja parado e olhando diretamente para a câmera para aumentar a precisão.

A Fujitsu tem planos para comercializar a tecnologia nos próximos 12 meses. Ela será lançada inicialmente no Japão, e a empresa considera também um lançamento internacional, embora não tenha planos definidos para isso. Dean disse que a empresa ainda não decidiu se irá lançar o sofware apenas em aparelhos produzidos pela Fujitsu, ou se irá licenciá-la para outros fabricantes.

A empresa disse que entre os possíveis usos estão a capacidade de medir de forma transparente a pulsação de um usuário ao longo do dia, usando as câmeras integradas a seus smartphones, computadores e Smart TVs. Esta informação poderia então ser usada para analisar a saúde do usuário a longo prazo.

A Fujitsu é forte no campo da biometria, com tecnologia para reconhecimento da palma da mão integrada em sistemas de segurança e caixas eletrônicos. A empresa está tentando lançar um conjunto de serviços baseados na nuvem que será capaz de monitorar e analisar a saúde de um usuário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail