Home > Notícias

Tecnologia de telas atrasa fábrica da Foxconn no Brasil, diz jornal

Segundo Folha de SP, desacordo entre governo brasileiro e empresa de Taiwan sobre modelo de produção de displays é responsável por impasse de novas unidades

Da Redação

17/07/2012 às 16h03

Foto:

Após grande barulho com o anúncio da produção local de iPads e iPhones e de um investimento de 12 bilhões de dólares no Brasil, a fabricante Foxconn ainda não instalou suas novas unidades no país por conta de um impasse com o governo local sobre qual tecnologia usar na sua fábrica de telas de LCD (tela de cristal líquido). As informações são do jornal Folha de São Paulo, que publicou hoje, 17/7, uma reportagem especial sobre o assunto.

Segundo a publicação, o governo da presidenta Dilma Roussef quer que a companhia taiwanesa utilize sua tecnologia mais moderna para a fabricação de telas, com “minilâmpadas” LEDS (diodos que emitem luz). No entanto, a fabricante de produtos da Apple, Sony, HP, entre outras, resiste a abandonar os modelos mais antigos, que usam lâmpadas fluorescentes, de acordo com a Folha. Com a tecnologia OLED, é possível produzir telas mais finas e flexíveis.

Por essa falta de acordo, o governo brasileiro já teria dito ao diretor da Foxconn, Terry Gou, que não financiará o projeto de expansão da empresa por aqui, com investimento no valor de 12 bilhões de dólares, conforme anunciado em abril de 2011 após viagem da presidente Dilma até a China. Esse montante seria financiado pelo BNDES durante a primeira fase, avaliada em 4 bilhões de dólares.

novoipad_apps.jpg

Foxconn é conhecida mundialmente por montar produtos da Apple, como o novo iPad

Ainda segundo o jornal paulista, a crise econômica mundial deixaria Gou, da Foxconn, em uma situação mais tranquila para negociar, já que suas fábricas atuais na Ásia dariam conta da demanda mundial da companhia.

Vale lembrar que a Foxconn já possui unidades de montagem no interior de São Paulo, em Jundiaí, onde são produzidos produtos da Apple e outras gigantes do mercado de tecnologia, como Sony. Em fevereiro deste ano, o empresário brasileiro Eike Baptista, que também participaria do empreendimento, anunciou que a nova fábrica da empresa no país ficaria na cidade de Belo Horizonte, em MG.

Procurada pela Macworld Brasil, a assessooria da Foxconn ainda não havia respondido ao nosso pedido de comentário sobre o assunto até o fechamento dessa reportagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail