Home > Notícias

Tecnologia do Inpe oferece previsão do tempo online para sete dias

Site Previsão do Tempo, até então, oferecia análise para no máximo três dias. Média de acerto para 7º dia é entre 75% e 80%.

Redação do IDG Now

19/12/2008 às 11h19

Foto:

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Ciências Espaciais (Inpe) estendeu, nesta sexta-feira (19/12), a previsão de tempo para até sete dias pelo site Previsão do Tempo. Até então, as previsões eram para no máximo três.

De acordo com o CPTec, as previsões de tempo para 24 horas têm um grau de acerto de até 98% para a precipitação, caindo entre 3% e 4% a cada dia. Quando chega ao sétimo dia, a média de acerto está entre 75% e 80%.

Os meteorologistas analisam as previsões numéricas regionais e globais geradas pelos modelos rodados no supercomputador do centro e também aquelas geradas por modelos de outros centros meteorológicos do país e do exterior, para então consolidar a previsão final dos sete dias.

O CPTec aponta que o índice apresente melhores resultados no inverno, quando a atmosfera tem um comportamento mais estável, principalmente para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte sul do Norte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail