Home > Notícias

Tecnologia permite editar imagens de altíssima resolução no iPhone

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, estão desenvolvendo um aplicativo que usa servidores remotos de alta potência na tarefa, que transmitem os dados de volta para o celular

Macworld/EUA

19/10/2009 às 11h22

Foto:

Pesquisadores e programadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um aplicativo para o iPhone que permitirá aos usuários do aparelho editar arquivos de imagem de altíssima resolução, com centenas de gigabytes.

O VISUS para iPhone permite usar o aparelho como uma plataforma de visualização onde todos os dados das imagens são executados em servidores de alta potência e transmitidos de volta para o aparelho para formar a imagem. Também será possível editar e dar zoom em objetos em alta definição, além aproximar imagens de satélite, como as oferecidas pelo Google Earth.

anatomylab_original.jpg

Dissecação do corpo humano com o aplicativo AnatomyLab

Para ter uma ideia da alta definição usada pelo ViSUS, uma TV HD hoje chega a 1.080 por 1.920 pixels de resolução. A nova tecnologia atinge200.000 por 200.000 pixels. A resolução da tela do iPhone é de 480 x 320 pixels

Inicialmente projetados para estudantes de medicina, alguns aplicativos combinados com a essa tecnologia permitirão que o usuário manipule a dissecação de um cadáver humano ou visualize órgãos em três dimensões, por exemplo.

Alguns aplicativos semelhantes são o AnatomyLab, My Body e ImageVis3D Mobile, já disponíveis na App Store, mas que rodam localmente. O AnatomyLab e o My Body custam 10 dólares e dois dólaresm respectivamente, já o ImageVis3D é gratuito.

imagevis3d_original.jpg

Órgãos em 3d são vistos no aplicativo ImageVis3D Mobile

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail