Home > Notícias

Tecnologia promete informação do trânsito em tempo real no GPS

Serviço INDICA utiliza o protocolo TMC, usado na Europa, para entregar informações atualizadas em navegadores GPS.

Por Monica Campi, especial para PC World

10/12/2008 às 14h59

Foto:

Em parceria com o Grupo Bandeirantes de Rádio e a Maplink, a Movix apresentou hoje (10/12) o Indica, serviço que promete ajudar motoristas com informações atualizadas em tempo real do trânsito por meio dos navegadores GPS.

A empresa, que fornece soluções de mobilidade para GPS, conta com a tecnologia de Traffic Message Channel (TMC), largamente utilizada na Europa, e inédita na Améria Latina e será oferecida inicialmente na cidade de São Paulo.

As informações sobre as condições de tráfego são coletadas junto a parceiros como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), serviços de rádio-escuta e de usuários que ligam para dar informações. Os dados são processados em uma central da Movix e, a partir daí, gera-se uma transmissão via FM-RDS para GPSs capazes de receber este tipo de sinal.

A transmissão é feita a partir das antenas de rádio do Grupo Bandeirantes, por meio de códigos não-sonoros que somente os navegadores com a tecnologia TMC podem captar.

O Indica só irá monitorar pontos com problemas que são relevantes a rota definida pelo usuário. A partir dos dados recebidos, o próprio navegador calcula uma rota alternativa.

Por enquanto a tecnologia está disponível somente na cidade de São Paulo e rodovias em um raio de 30 quilômetros da capital paulista. No começo de 2009, deve chegar ao Rio de Janeiro. A empresa tem planos de estender o serviços a outras capitais ao longo do ano.

Nesta fase, apenas a fabricante Mio possui modelos de GPS compatíveis com a tecnologia e com o serviço Indica: Mio Traffic C320 (1.599 reais) e Mio Traffic C520 (1.899 reais).

Navegadores convencionais com receptor de sinal FM podem ser adaptados para receber o sinal. O kit de upgrade sai por 299 reais. Os produtos podem ser encontrados em grandes lojas varejistas e de eletrônicos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail