Home > Notícias

Tecnologia transforma telas comuns em multi-touch

Pesquisador responsável pelo Surface apresenta tecnologia baseada em câmera e lasers que pode ser usada sobre qualquer tela plana.

IDG News Service/EUA

23/05/2008 às 11h12

Foto:

Um pesquisador da Microsoft criou uma tecnologia que permite que qualquer monitor plano se transforme em uma tela sensível ao toque.

Andy Wilson, um dos responsáveis pelo design do Microsoft Surface - computador de mesa multi-touch -, é o responsável pela novidade, que se chama LaserTouch. Veja fotos da novidade.

Saiba mais:
> Bill Gates mostra Touch Wall
> Veja o Microsoft Surface
> A evolução do multi-touch
> Foto: telas sensíveis ao toque

A idéia é acoplar uma câmera que monitora uma camada de luz laser infra-vermelha e percebe o que acontece na superfície. Posicionando o laser e a câmera sobre uma tela plana, é possível obter o mesmo efeito de uma tela touchscreen.

Assim como o Surface, o LaserTouch responde a gestos e múltiplos toques - é possível arrastar objetos ou aumentá-los e diminuí-los fazendo um movimento de pinça com os dedos.

Como o LaserTouch pode ser usado com telas de maior resolução que a do Surface, Wilson acredita que ele possa ser usado no ambiente de escritório, se vier a ser comercializado.

Usando o software experimental de apresentações criado pelo Microsoft's Office Labs, chamado Plex, Wilson fez uma demonstração navegando por slides em um painel de 30 polegadas.

O pesquisador da Microsoft demonstrou a tecnologia à imprensa na sede da Microsoft, mas o LaserTouch já havia feito sua primeira aparição pelas mãos de Bill Gates.A tecnologia é a mesa usada no Touch Wall, que o fundador da Microsoft apresentou recentemente em um encontro com CIOs.

Segundo Wilson, os laseres e a câmera usados na demonstração custam poucas centenas de dólares. “O mais caro é a tela”, disse ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail