Home > Notícias

Tela azul da morte em patch do Windows é causada por um rootkit

Após investigação, Microsoft diz que orootkit Alureon é a causa do problema, que só afeta versões 32 bits do Windows XP.

Erik Larkin, da PC World/EUA

19/02/2010 às 13h17

telaazul_caveira_150.jpg
Foto:

telaazul_caveira_150.jpgA Microsoft informou, na quinta-feira (18/2) ter encontrado o problema que causa inicialização em PCs que instalaram o Patch Tuesday de fevereiro. Segundo a empresa, as máquinas estavam infectadas com malwares.

A praga em questão é o rootkit Alureon, usado para esconder outras infecções por malware. Rootkits geralmente fazem alterações significativas em arquivos do sistema para que eles passem despercebidos. No caso específico desse malware, a Microsoft afirma que as mudanças provocam grandes falhas após a instalação da correção MS10-015, que veio na atualização divulgada em 9/2.

Em uma mensagem publicada pelo Microsoft Security Response Center, a empresa diz que os primeiros comunicados de problemas surgiram no dia seguinte à liberação do patch e que interrompeu a distribuição automática do MS10-015 enquanto a falha era investigada.

De acordo com a Microsoft, as variações do Alureon só afeta sistemas de 32 bits e afetaram máquinas com Windows XP instalado. Por isso, a empresa diz que irá limitar a distribuição da correção apenas para sistemas de 64 bits por meio de Windows Update.

Outro post do Microsoft Security Response Center detalha características do Alureon e informa que as versões mais recentes do rootkit não mais afetam a correção MS10-015.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail