Home > Notícias

Telas flexíveis em OLED para e-readers são apresentadas em Taiwan

Pesquisadores mostraram um leitor flexível com tecnologia OLED de 4,1 polegadas para uso em dispositivos portáteis.

IDG News Service

27/11/2009 às 13h13

Foto:

O Instituto Industrial de Pesquisas de Tecnologia de Taiwan (ITRI, pela sigla em inglês) demonstrou na quinta-feira (26/11) várias tecnologias de telas flexíveis, em um evento que promoveu leitores (e-reader) e papéis digitais ou electronic paper.

O ITRI apresentou uma tela flexível de 4,1 polegadas feita de diodo orgânico emissor de luz (OLED). A versão atual não é sensível ao toque.

“Essa é a primeira vez que mostramos essa tecnologia OLED, mais
flexível e fina do que antes, e que deverá equipar uma nova geração  de
dispositivos portáteis”, afirmou o diretor geral do Centro de
Tecnologia de Telas do ITRI, John Chen.

O diretor afirma que o OLED deve funcionar melhor do que as outras
tecnologias nesse tipo de dispositivo. "Não é preciso uma luz de fundo
ou polarizador, nem usar filme óptico empilhado [stack]”, completo.

image1.jpg
A tela de 4.1 polegadas é maleável e pode ser dobrada

O ITRI também demonstrou um papel eletrônico de Ch-LCD e, bem como um dispositivo de escrita com esta tecnologia que se assemelha a um escaner grande. O tela do e-paper está inserida no meio de dois cartões finos e é reutilizável. Assim, as imagens exibidas podem ser substituídas. Já o dispositivo de escrita levou cerca de 40 segundos para exibir uma imagem na tela de 3,5 polegadas por 4,5 polegadas.

image2.jpg
A flexibilidade abre portas para diversas formas de uso

Pesquisadores imaginam que a tecnologia do papel eletrônico pode ser utilizada de uma variedade de maneiras, incluindo pôsteres, documentos, mapas e cartões diversos - muitos deles em exibição durante o evento.

Um trabalho conjunto entre o ITRI e a fabricante de vidros norte-americana Corning também foi apresentado no show. Os transistores orgânicos ultra-fnos (OTFTs) podem ser usados para telas de dispositivos finos, flexíveis e de baixo custo, e combinados com plástico ou vidro. A tecnologia também vem sendo estudada como alternativa para o papel eletrônico.

Entre outras coisas, o show também inclui a exibição de uma tela Ch-LCD monocromática flexível e larga e que pode ser enrolada. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail