Home > Notícias

Telecentros terão 73 cursos online em TI e software livre até julho

Segundo o Ministério das Comunicações, o governo pretente capacitar cerca de 500 mil pessoais ainda no primeiro semestre de 2010.

Redação do IDG Now!

27/01/2010 às 19h29

Foto:

Os mais de 5.564 telecentros distribuídos nas cidades brasileiras vão oferecer 73 cursos de capacitação de ofício, via internet, informou o Ministério das Comunicações na quarta-feira (27/1).

O pregão para escolher o fornecedor do sistema de ensino a distância será realizado em 8 de fevereiro, mas o Minicom não especificou a data de início dos cursos. A expectativa do governo é formar 500 mil pessoas até julho deste ano.

Os cursos estão divididos em oito áreas: Primeiro emprego, Empreendedorismo, Informática, Tecnologia da Informação, Inclusão Social e Digital, Radiofusão, Software Livre e Agricultura e Pecuária.

Para participar, o cidadão receberá um cartão vale-curso com um código impresso para poder se matricular no curso que escolher, por meio do portal do Ministériop das Comunicações. Os interessados serão cadastrados pelo conselho gestor de cada telecentro, informa o ministério ao IDG Now!.

Além dos cursos, cada pessoa capacidade terá seus dados cadastrais inseridos em ferramentas de gestão de currículos. No portal, cada usuário que fez o curso poderá conferir as oportunidades de emprego no mercado.

O aluno terá acesso ao conteúdo de áudio, ilustrações, animações e exercícios interativos durante 24 horas por dia e sete dias por semana. "O portal permitirá fazer a avaliação de cada aluno ao final do curso. Cada aluno receberá, ao final do período de aprendizado, um certificado expedido pelo próprio Ministério das Comunicações e pela instituição de ensino", informa o órgão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail