Home > Notícias

Teleco: três meses depois da estréia, TV Digital ainda é para poucos

Venda de apenas 50 mil conversores foi motivada por preços altos, programação restrita e falta de interatividade, avalia consultoria.

Por Redação do IDG Now!

03/03/2008 às 9h43

Foto:

A estréia da transmissão de TV Digital, em São Paulo, completou três meses no último domingo (02/03), mas segundo a consultoria Teleco, não há muito o que comemorar.

O alto valor dos conversores e a oferta ainda restrita de programação das emissoras no formato HD (High Definition) são as principais barreiras para a difusão da TV Digital no Brasil, aponta Eduardo Tude, no blog do portal Teleco.

> Especial: tudo sobre TV Digital
> Saiba escolher produtos para TV Digital

"Estima-se que foram vendidos 50 mil conversores em São Paulo", observa Tude. "No Japão em três anos já existiam 17,3 milhões de dispositivos para TV Digital terrestre", compara.

A falta de interatividade, motivada pelo atraso na oferta do software Ginga, é outro ponto negativo para a expansão da TV Digital, na avaliação de Tude. O software ainda está em desenvolvimento e enfrenta problemas de pagamentos de royalties com o aplicativo Java.

"É preciso quebrar este circulo vicioso e oferecer mais vantagens para o usuário. A entrada em operação da TV Digital em Belo Horizonte neste semestre pode ajudar também neste processo", afirma.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail