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Telefônica: Desconto para cliente corporativo será avaliado caso a caso

Para usuários residenciais, operadora oferece abatimento automático de um dia do serviço na próxima fatura para compensar falha.

Redação do IDG Now!

10/06/2009 às 18h31

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A Telefônica vai negociar, caso a caso, a concessão de desconto ou ressarcimento para clientes corporativos devido à pane nos serviços de telefonia fixa que atingiu todo o Estado de São Paulo na terça-feira (9/6).

Por meio de comunicado, a operadora informou que "já iniciou diálogo" com os clientes corporativos para definir os descontos aplicáveis a cada um deles, "de acordo com as disposições contratuais e comerciais estabelecidas”.

Em relação aos usuários residenciais, a empresa promete ressarcir os clientes de telefonia fixa em um valor equivalente a um dia de assinatura ou de mensalidade (em planos alternativos), na próxima fatura do telefone. Segundo a empresa, o desconto segue a determinação do “artigo nº 32 da resolução nº 426 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

De acordo com a empresa, o ressarcimento será concedido para todos os usuários residenciais, automaticamente, sem necessidade de ligar para a empresa para ter direito ao abatimento.

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O valor do ressarcimento deve ser questionado pelos órgãos de defesa do consumidor. A associação Pro Teste informou que entrará com uma ação civil pública contra a Telefônica para obrigar a operadora a oferecer um ressarcimento no valor da assinatura básica de telefonia fixa (39,97 reais) na próxima fatura dos clientes afetados pela pane.

Em um comunicado, a Pro Teste pede que o desconto seja aplicado a todos os 12 milhões de clientes de telefonia fixa da operadora no Estado de São Paulo.

No comunicado, a Telefônica também informa que já iniciou a apuração sobre as causas precisas do incidente desta terça-feira (09/06). “A Telefônica informará às autoridades, nos termos da regulamentação vigente, as conclusões desta apuração assim que ela estiver concluída”, afirma.

Segundo a operadora, às 15h [da terça-feira], a prestação do serviço estava normalizada para a maior parte dos usuários, mas empresas e pessoas que solicitaram a portabilidade numérica ainda enfrentavam problemas. A Telefônica afirmou que uma falha humana causou a pane de telefonia fixa no Estado de São Paulo e o restabelecimento completo do serviço ocorreu apenas às 23h desta terça-feira.

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