Home > Notícias

Telepresença poderá evitar 2,1 milhões de viagens de avião em 2012

Alta qualidade da imagem e do som do serviço e crise farão com que setor de aviação deixe de lucrar US$ 3,5 bilhões por ano.

Redação do IDG Now!

06/02/2009 às 11h48

Foto:

A indústria aeronáutica se junta à fonográfica e outras atingidas duramente pela massificação de serviços de comunicação online. Estudo divulgado pelo Gartner nesta sexta-feira (06/02) afirma que 2,1 milhões de assentos em aviões serão perdidos por ano a partir de 2012 pela popularização de equipamentos de telepresença.

A falta de necessidade de executivos em estar fisicamente nas reuniões, alimentada pela alta definição de som e imagem entregue por equipamentos, fará com que o setor deixe de faturar 3,5 bilhões de dólares anualmente.

A constatação faz parte de um apanhado de 10 previsões do Gartner que deverão começar no decorrer de 2009 no mercado de tecnologia e atingir maturidade nos próximos três anos.

Entre os cenários indicados pelo Gartner, estão o aumento na receita de integração de sistemas por cloud computing, a derrocada de um terço do setor de Business Process Outsourcing (BPO) e a queda de 40% no número de empregados que terão abandonado um ramal fixo na empresa.

Entre os assuntos que interessam aos usuários finais, o Gartner prevê que, em 2012, os fabricantes de hardware reciclarão apenas um quinto dos PCs vendidos e que uma fatia maior dos celulares vendidos no mundo todo custará menos de 300 dólares.

Por fim, uma previsão nada animadora para o crescente mercado de web móvel: até 2012, as operadoras não oferecerão mais planos de acesso ilimitado pelo pagamento de uma mensalidade, diz o Gartner.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail