Home > Dicas

Televisores 3D: quando eles vão chegar à sua casa?

Vimos diversos modelos de TVs com tecnologia 3D durante o CES 2010. Saiba o que esperar destes novos dispositivos.

Melissa J. Perenson, da PC World/EUA

11/01/2010 às 17h00

3dcomes-150.jpg
Foto:

Com tantos lançamentos de televisores 3D durante o CES 2010, é preciso destacar que a tecnologia anunciada para uso no ambiente doméstico não é a mesma usada nas telas do cinema. 

Mesmo porque o que vimos durante o Consumer Electronics Show como o futuro do 3D é muito, muito mais impressionante – e em alguns casos surpreendente – e que pode, com facilidade, mudar nossa perspectiva de como reproduzir uma imagem.

E do que pudemos verificar dentre os vários dispositivos 3D, os televisores Panasonic de plasma e que utilizam óculos de vidro especiais, produziram a melhor qualidade de imagem. Ao contrário dos outros televisores testados, mesmo após
determinado período de tempo, não tivemos problemas com dores de cabeça
ao usar os óculos 3D da empresa.

Mas ainda é cedo para avaliarmos qualitativamente qualquer dos produtos anunciados, pois podem sofrer inúmeras modificações até começarem a ser vendidos ao longo de 2010.

sony-3d-tv.jpgpanasonic-3d-tv.jpg

Modelos de TV 3D da Sony (esq.) e Panasonic, apresentados na feira CES

Mas por que 3D?

Muitos especialistas ainda avaliam qual poderá ser o papel da tecnologia 3D em nossas tarefas cotidianas. Atualmente, parece uma tecnologia desnecessária, como o 2D e as imagens paradas já foram um dia. Entretanto, é provável que em um futuro não muito distante o nível de realismo e a percepção de profundidade em nossas imagens poderão atingir outro patamar.

Podemos comparar este exemplo com a fotografia: considere duas imagens, uma tirada com lente normal (50mm) a uma distância focal de 200mm, e outra tirada com lente tele a 200mm de distância focal.

A primeira imagem terá mais percepção de profundidade de campo, enquanto a última parecerá menos nítida, devido ao uso da lente zoom, ainda que retratem a mesma realidade. Observadas as devidas proporções, é meio como querer comparar as aplicações 2D com as em 3D.

eyewear.jpgoculos.jpg

Óculos 3D: acessório ainda necessário para visualização das imagens

O melhor da CES
Um dos melhores televisores 3D apresentados no CES 2010 foi o modelo OLED LCD. Com 24,5 polegadas, este TV da Sony é um dos melhores exemplos do desenvolvimento da percepção da profundidade de campo em imagens 3D. Ele também necessita de óculos especiais, e devido ao fraco crescimento do mercado de televisores OLED, a Sony não anunciou planos de comercializar este aparelho.

O futuro do 3D ainda não chegou e nem deve chegar tão cedo. O grande desafio será criar imagens 3D que sejam realistas e que não necessitem de óculos especiais para serem vistas – como é o caso dos conteúdos hoje em dia.

E quando esse futuro chegar, é provável que olhemos para trás com algum assombro para as imagens bidimensionais que estávamos acostumados e receber nos televisores nossos de cada dia. Isso porque, até lá, as imagens e os conteúdos em 3D serão o "normal" de então e tudo o mais irá se parecer com os antigos álbuns de fotografia que nossos avós guardavam em caixas empoeiradas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail