Home > Notícias

Termos como “gay man” são bloqueados pelo Google Instant Search

Lista negra do novo serviço também veta palavras como Lolita e Lésbica, mas libera Crack e Heroína

IDG News Service

30/09/2010 às 9h06

Foto:

A Google recentemente lançou o recurso Instant Search, que sugere resultados à medida que usuário digita um termo na versão norte-americana do site de buscas. No entanto, a companhia colocou em sua lista negra (blacklist) alguns termos, principalmente para menores de idade ou pessoas com maior sensibilidade. O problema, porém, é que algumas sugestões são de duplo sentido ou quase ofensivas, o que exclui alguns resultados legítimos oferecidos pela ferramenta. 

A empresa reconhece que bloqueia determinadas palavras-chaves do Instant Search, embora não tenha apresentando publicamente quais sejam elas. Para isso a revista 2600, voltada para o público hacker, compilou uma lista com as palavras "proibidas", entre elas teremos como lésbica (em inglês, lesbian) e bissexualidade (em inglês, bisexuality), além do nome de atrizes que já atuaram em filmes pornôs, como Traci Lords ou Jenna Jameson.  É interessante notar que estas palavras não estão bloqueadas, o recurso apenas não oferece a sugestão de pesquisa, sendo possível encontrar o tradicional resultado apenas com um clique no botão “Enter”. 

A intenção da "lista negra" do Instant Search é compreensível. Crianças ou funcionários durante o horário de trabalho não querem expor na tela do computador resultados violentos ou pornográficos.

No entanto, nem todos os termos "ofensivos" são tratados da mesma maneira. De acordo com a lista apresentada, o recurso rejeita a palavra "cocaína" (em inglês, cocaine), mas "heroína" (em inglês, diacetylmorphine) e "crack", por exemplo, estão entre as sugestões apresentadas ao internauta. Por outro lado, ao digitar o termo "gay", a ferramenta apresenta diversos resultados como “piadas com gays" (em inglês, gay jokes), embora "homem gay" (em inglês, gay man) esteja bloqueado. 

Alguns termos são também perfeitamente legítimos em outros contextos. Lolita é um romance clássico do escritor russo Vladimir Nabokov, mas devido ao seu uso popular também associado ao sexo com ninfetas o Instant Search bloqueia a sugestão de pesquisa. Também não espere receber qualquer resposta ao digitar "teen", para a gigante de buscas,tudo sobre o universo adolescente é potencialmente ofensivo.

Outro caso interessante envolve a loja de produtos esportivos Dick's Sporting Goods - em inglês, dick pode significar pênis. A empresa não conseguiu adquirir o domínio dicks.com. Mas conseguiu que o seu domínio - dickssportinggoods.com – apareça com grande destaque no Instant Search. 

Então se você começar a digitar dicks, o primeiro resultado estará relacionado a loja de varejo. Mas ao completar a palavra com a letra “s”, o Google não interpreta o termo e não indicará nenhuma sugestão.

Este é um fator importante para que as corporações, os comerciantes on-line, os administradores de TI e desenvolvedores de Web, notem que precisam se preocupar cada vez mais com o impacto da otimização dos mecanismos de busca do Google Instant. Se você quiser que seu site apareça nos resultados sugeridos, você precisa ter certeza de usar domínios e palavras -chaves que não serão bloqueados pela lista negra do Google Instant.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail