Home > Notícias

Terra detalha estrutura para transmissão ao vivo da Olímpiada na web

Parceiro exclusivo do COI para transmissão online na América Latina, portal detalha exibição em 13 canais ao vivo no Brasil.

Redação do IDG Now!

06/08/2008 às 18h28

Foto:

selo_entrada_olimpNa primeira Olimpíada com transmissão em tempo real pela internet, o portal Terra detalhou a estrutura que montou para exibir as competições ao vivo após o acordo de exclusividade online fechado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a América Latina.

O portal oferecerá treze canais ao vivo com transmissões focadas em competições como futebol, vôlei, atletismo e ginástica - o próprio portal admite a incapacidade de transmitir todas as modalidades que ocorrem simultaneamente.

Leia também:
> A tecnologia usada nos trajes olímpicos
> China bloqueia sites do centro olímpico
> 5 blogs chineses para visitar durante a Olimpíada
> Dicas tecnológicas para quem vai a Pequim
> Veja 14 gadgets high-tech para viajantes
> Censura: desvende o 'escudo dourado' da China
> China teme atuação de crackers em Pequim

Os canais poderão ser acessados gratuitamente por usuários dos sistemas Windows, Mac OS e Linux, já que a transmissão é feita em plataforma Flash - exceto os vídeos em alta definição, que usam a tecnologia concorrente, o Silverlight da Microsoft. Celulares que suportem Flash também poderão acompanhar a transmissão ao vivo dos canais.

Os canais do Terra podem ser sintonizados usando os navegadores Internet Explorer 7, da Microsoft, e Firefox 3, da Mozilla.

Além das transmissões ao vivo, o portal guardará compactos dos melhores momentos das competições transmitidas ao vivo, com acesso livre para o usuário em uma biblioteca ondemand que, segundo o portal, deverá concentrar cerca de 300 horas de programação.

Segundo o Terra, internautas com conexões de baixa velocidade também conseguirão assistir aos vídeos - com queda em qualidade de som e imagem - por meio do sistema de transmissão "multibitrate"  dos vídeos.

Em entrevista durante o anúncio feito pelo portal, o diretor geral para América Latina, Fernando Madeira, disse que o Terra tem infra-estrutura para agüentar mais de um milhão de usuários conectados simultaneamente por minuto para acompanhar os canais ao vivo.

Durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, um serviço pago de transmissão da Globo.com atingiu picos de 72 mil usuários simultâneos por minuto.

De acordo com Madeira, os cerca de 5 milhões de usuários brasileiros que acessam o Terra TV assistem uma média atual de 35 mil horas de vídeos por dia, em exemplo do suposto suporte que o provedor oferecerá para conexões simultâneas.

A diferença no fuso horário entre Brasília e Pequim (11 horas para frente) selo_saida_olimpdeverá fazer com que muitos dos usuários procurem os vídeos do Terra no formato on-demand, logo após acordarem para saber os resultados das competições realizadas durante a madrugada brasileira, antevê o executivo.

Por questões estratégicas, o Terra não revela qual a largura de banda utilizada para as 13 transmissões simultâneas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail