Home > Notícias

Terroristas teriam usado Google Maps para planejar ataques, diz Índia

Para autoridades indianas, terroristas usaram os mapas online do Google para planejar os ataques ao centro financeiro de Mumbai.

IDG News Service/Índia

01/12/2008 às 9h00

Foto:

As autoridades indianas estão acusando o Google de colaborar indiretamente com os ataques que deixaram cerca de 200 pessoas mortas em Mumbai, na semana passada.

Segundo a polícia local, os terroristas planejaram os ataques usando ferramentas como o Google Maps, smartphones e aparelhos de GPS. Os oficiais de segurança obtiveram as informações a partir do interrogatório de um terrorista capturado.

As autoridades indianas reclamaram também que o Google Earth expôs prédios e instalações “sensíveis” dos indianos na internet. Outros países, como a China, fizeram reclamações semelhantes.

O que as autoridades indianas se “esqueceram” de dizer, porém, é que as informações encontradas no Google Maps também podem ser facilmente encontradas em mapas turísticos, já que os locais atacados são pontos comuns de comércio: no total, foram atacados dois hotéis, um restaurante, um complexo residencial e uma estação de trem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail